Banner

 

1880

Silk, golden and silver thread

Dimensions: 1030 mm X 1370 mm

MC.TEX.51

Palácio Pimenta

Estandarte, apresentando, ao centro, as armas da cidade de Lisboa: uma embarcação de três mastros e dois corvos, um à proa e outro à popa (símbolo de S. Vicente). 

Peça de seda canelada creme, com as armas bordadas a metal dourado trabalhado sob a forma de lâmina, lantejoulas e fio laminado com alma de seda. O barco assenta em mar bordado a fio laminado prateado com alma de seda. Bordado com predominância do ponto de ouro estendido e canutilho, apresentando alguns efeitos de relevo. A orla do escudo é rematada com galão rendado de metal dourado (lâmina e fio laminado). Do vértice superior esquerdo, pende um cordão de seda creme com duas borlas em fio metálico. Uma borla idêntica a estas está igualmente aplicada no vértice inferior direito.

As armas de Lisboa que figuram nesta peça são anteriores à ratificação do brasão em 1897. Este exemplar foi executado em 1880, no âmbito das comemorações do Tricentenário da Morte de Camões, figurando no carro triunfal da Sociedade de Geografia de Lisboa que integrou o Cortejo Cívico.