Saint Anthony of the Bread

 

19th century

Polychrome red clay

Dimensions: Height 200 X Width 120 mm

MA.CER.58

Santo António

Santo António com o Menino Jesus, sentado sobre o livro que o Santo segura na mão esquerda. O Menino, com uma mão, protege o alforge que o Santo transporta e, com a outra, rodeia-lhe o capuz. Assenta sobre base quadrangular a imitar marmoreado verde.

Representação iconográfica que se generaliza sobretudo no século XIX e que se relaciona com o chamado pão de Santo António. Conta a tradição de que o pão de Santo António teve origem num milagre que ocorreu em Pádua, ainda no tempo da construção da Basílica: uma criança de 20 meses cai a um poço e afoga-se. A mãe aflita promete dar uma porção de trigo igual ao peso do menino a determinado número de pobres no caso de o Santo o ressuscitar. A mulher é ouvida e cumpre a promessa. 

No século XIV, em França, conhecem-se igualmente fórmulas litúrgicas de bênção de trigo Ad pondus pueri, dado em quantidade igual ao peso da criança que se pretendia pôr sob a proteção de Santo António. 

Atualmente, em Portugal, nas igrejas de sua evocação distribui-se no dia 13 de Junho o pão bento de Santo António, para que não falte alimento em casa.