Terreiro do Paço

 

Mestre P.M.P. (attributed)

Portugal

18th century (1st quarter)

Faience

Dimensions: 1135 x 3480 x 40 mm

Origin: Estrada de Benfica, 385

MC.AZU.68

Palácio Pimenta

Painel de cenografia barroca, de grande interesse iconográfico por representar uma vista do Paço Real e do Terreiro do Paço e o seu quotidiano, antes do Terramoto de 1755. 

Na praça observa-se, no lado esquerdo, depois do torreão filipino e escondida parcialmente pela ala filipina e pela Casa da Índia (nova), a Torre da Patriarcal. Depois do Arco do Paço, depara-se, junto ao ângulo da praça, o Edifício dos Tudescos, tendo em segundo plano, em cota mais elevada, o Convento de S. Francisco. Na parte central do painel, ao fundo, a antiga igreja de São Julião, sobressaindo à ala das rainhas, que integra três torreões. No lado direito, é visível o antigo Chafariz de Apolo. No terreiro é representada, ainda, uma parada militar e diversos coches e personagens, algumas das quais num pequeno mercado improvisado, comercializando cebolas.

Os painéis e silhares de azulejos, pintados em azul e branco, por influência da cerâmica chinesa e da importação de azulejaria holandesa, foram muito utilizados em Portugal, desde os finais do século XVII, prolongando-se pela centúria seguinte. Atingem uma notável qualidade plástica, principalmente durante o período áureo do barroco nacional, sendo o programa decorativo dos enquadramentos, complexo e exuberante, sugestivo de encenações faustosas, próprias do gosto da sociedade da época. Foram muito utilizados na decoração do interior de igrejas e palácios.