View of the Convent of Saint Hieronymus of Belém and the Tagus Estuary, Lisbon

 

Henry L`Evêque

1816

Aquatint etching

Dimensions: 720 mm X 520 mm

MC.GRA.262

Palácio Pimenta

Gravura, com dedicatória ao príncipe regente (D. João VI), executada em paralelo com uma série de outras vistas da cidade, todas elas tendo em comum os ambientes, vivências e costumes lisboetas de inícios do séc. XIX.

Em primeiro plano, um grupo de populares goza momentos de lazer, conversando e comendo ao ar livre, descansando ao som de tocador de viola, destaca-se o pormenor da mulher de família sendo importunada pela insistência de um mendigo e de um andador de almas. Junto à margem, embarcações fundeadas e o habitual movimento de desembarque de passageiros, descarga e transporte de bens. A rua junto ao convento é animada pela passagem de carruagens, cavaleiros, animais de carga e grupos de vendilhões. 

A visão da cidade na primeira década do séc. XIX surge-nos documentada em fontes iconográficas, descrições e álbuns de viagem dos estrangeiros de passagem por Lisboa, ricas em pormenores do quotidiano, da peculiaridade dos costumes, dos hábitos e na caracterização do povo que frequentava as principais praças da cidade e as zonas ribeirinhas.