A Liberdade está no Museu com João Abel Manta.
25 Abr 2014 a 30 Set 2014
Exposição temporária

No âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de abril, o Museu da Cidade organizou a exposição intitulada «A Liberdade está no Museu com João Abel Manta».

Foram expostos cerca de 50 originais de parte da obra gráfica do pintor João Abel Manta, alusiva a este período e que, por doação, integram o acervo do Museu da Cidade.

Alguns destes fazem parte da nova edição do livro "O 25 de abril contado às crianças ... a aos Outros" de José Jorge Letria.

Mostraram-se algumas etapas distintas deste período - do pré 25 de abril 1974 até aos nossos dia, na visão humorística e crítica do João Abel Manta.

Foram mostradas imagens de figuras e acontecimentos do período antecedente ao 25 de abril - Caricaturas Portuguesas dos Anos de Salazar - bem como imagens que retratam a liberdade, a festa e a descoberta no período da Revolução - cartoons maioritariamente publicados na imprensa.