Aqva sobre Água
30 Set 2018 a 20 Jan 2019
Exposição temporária

A água determinou o destino da cidade de Lisboa. Sem ela a cidade não seria o que hoje é, e a sua história teria percorrido diferentes caminhos. É sobre este determinismo geográfico e material que a exposição AQVA sobre ÁGUA se debruça.

Com este objetivo aliámos no Museu de Lisboa – Teatro Romano, edifício virado ao rio e que com ele dialoga, a obra da artista visual Lourdes Fisa e as fotografias de aquedutos e de outros recursos de engenharia, captados pela lente fotográfica de Pedro Inácio.

Os aquedutos, obra máxima da engenharia romana constituem belíssimos testemunhos artísticos. Eles são a origem de tantos outros aquedutos, de época moderna e contemporânea, que marcam a paisagem do nosso território.

A exposição AQVA sobre ÁGUA e o catálogo dela resultante são um tributo à água e à obra feita pelo homem com vista ao seu aproveitamento, mas representam, também, um apelo para que olhemos com renovada consciência este bem precioso.

Inauguração e lançamento de catálogo: 29 de setembro às 16 horas (entrada livre)

Exposição patente de terça a domingo, das 10h às 18h

30 de novembro, 18 horas

Palestra "Aquedutos, da obra antiga aos monumentos históricos", por Pedro Inácio

No âmbito da exposição temporária "Aqva Sobre Água" o Museu de Lisboa - Teatro Romano convida Pedro Inácio para uma palestra sobre Aquedutos.

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço