Arqueologia da Rua da Saudade. Um templo (?) romano na cidade
16 Out 2020 a 28 Fev 2021
Exposição temporária

Será que junto ao Teatro Romano de Lisboa existia um templo? Os resultados da intervenção arqueológica realizada em 2019 num edifício da Rua da Saudade permitem aos arqueólogos pensar que sim e até reconstituir a história do que poderá ter sido um templo romano na antiga cidade de Felicitas Iulia Olisipo, como se poderá ver na exposição.

O trabalho de reconstituição ​começou com um negativo de um pavimento em lajes de pedra impresso na argamassa encontrado durante as escavações que permite reconstruir o pavimento romano do templo, com uma composição muito complexa e feito com pedras provenientes de vários locais do império Itália, Turquia, Grécia e Egito.

A mostra ilustra como a partir de cerâmicas, ossos, pedrinhas, argamassas e areias recolhidas durante uma intervenção, a arqueologia consegue contribuir para o conhecimento da história da cidade.

De 16 de outubro de 2020 até 28 de fevereiro de 2021

O Museu de Lisboa encontra-se encerrado a partir de 15 de janeiro e esta programação foi cancelada no cumprimento das novas medidas de controlo da disseminação da Covid-19.

3€ com acesso a todo o museu

Lançamento de catálogo

15 janeiro 2021, 18 horas

No Facebook do Museu de Lisboa

Visita orientada

por Lídia Fernandes
Aspetos arquitetónicos e construtivos

30 janeiro 2021, 17 horas - CANCELADA

3 € (inclui acesso a todos os espaços do Museu) Reserva obrigatória: teatroromano@museudelisboa.pt

Visita orientada pelo Serviço Educativo do Museu de Lisboa
Um templo romano na Rua da Saudade?

10 janeiro 2021, 10h30

> 10 anos

3 € (inclui acesso a todos os espaços do Museu) Bilhetes disponíveis em Blueticket.pt