Bordalo e a Arqueologia
01 Mar 2019 a 12 Mai 2019
Exposição temporária

Nesta exposição conjunta entre o Museu de Lisboa – Teatro Romano e o Museu Bordalo Pinheiro, apresentam-se reproduções dos desenhos realizados pelo artista Rafael Bordalo Pinheiro a propósito do IXº Congresso da União internacional das Ciências Pré-históricas  e Proto-Históricas que teve lugar em Lisboa no ano 1880. Este acontecimento fez furor, à época, lançando Portugal como uma peça no xadrez arqueológico e científico de então. Figuras como Possidónio da Silva, mentor da “Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portugueses”, ou de Carlos Ribeiro, com a célebre questão do "Homem do Terciário", ou ainda os contributos de investigadores como Estácio da Veiga, Martins Sarmento ou de Nery Delgado - responsável por algumas das acaloradas questões debatidas no congresso acerca do "canibalismo dos habitantes neolíticos da Gruta da Furninha" – documentam a importância desse congresso e o lugar de charneira que Portugal começava a deter quanto aos estudos antropológicos e arqueológicos.

Em 1880 e mercê deste Congresso vieram a Portugal algumas das mais ilustres figuras da arqueologia Pré-Histórica internacional, como Cartailhac, Henri Martin, Mortillet ou Paul Choffat.

Ocorrido entre 20 a 29 de Setembro na sala da biblioteca da Academia das Ciências, teve direito a sessão solene com a presença do rei D. Luís e de seu pai D. Fernando, assim como todo o ministério, membros do corpo diplomático e deputados.

Os desenhos de Bordalo Pinheiro caricaturaram o acontecimento oferecendo um olhar verdadeiramente bordaliano sobre os arqueólogos!

 

Inauguração: 1 de março, 18h
Patente de 2 de março a 28 de abril de terça a domingo, das 10h às 18h

 

_________________________________

 

CONVERSAS

22 de Março, 18h

"Arqueologia, arqueólogos, museus e colecções na caricatura de Bordalo Pinheiro: o IX Congresso Internacional de Antropologia e de Arqueologia Pré-históricas (Lisboa, 1880)"*

Por Ana Cristina Martins, Ph. D. (IHC NOVA-FCSH /U.Évora / FCT | Uniarq-ULisboa 

Entrada livre, sujeita à lotação

*A oradora desta palestra não utiliza o Novo Acordo Ortográfico

 

16 de Abril, 18h

"Sábios e Figurões por Rafael Bordalo Pinheiro"

Por Pedro Bebiano Braga, Museu Bordalo Pinheiro



Entrada livre

_________________________________

 

 

Organização: Museu de Lisboa-Teatro Romano e Museu Bordalo Pinheiro

Imagem: Museu Bordalo Pinheiro