Colóquio “Vida e obra de Irisalva Moita” | Envio de propostas até 11 Março
09 Mai 2019 a 10 Mai 2019

Inserido no mês de aniversário do nascimento de Irisalva Moita (Angola, 21 de maio de 1924), este colóquio pretende homenagear uma figura ímpar da cultura portuguesa, e em particular dos estudos olisiponenses, cuja intensa atividade científica e a vasta obra abrangeram áreas como a arqueologia, a história e a museografia, mas também temas como o culto antoniano, São Vicente, a azulejaria, a obra de Rafael Bordalo Pinheiro, a cerâmica romana entre muitos outros.

Diretora dos Museus Municipais de Lisboa durante diversos anos, Irisalva Moita teve um papel ativo na proteção do património de Lisboa, através de múltiplas intervenções arqueológicas integradas mais tarde designadas por arqueologia urbana, na salvaguarda do património histórico da cidade e no desenvolvimento ativo do Museu de Cidade (atual Museu de Lisboa) e do seu importante acervo.

Figura indissociável dos estudos sobre a história da cidade, esta investigadora rigorosa e incansável, produziu, ao longo da sua longa e diversificada carreira, contribuições menos divulgadas, como os seus estudos sobre a cultura castreja ou sobre as civilizações africanas.

O colóquio compreende um conjunto de palestras proferidas por investigadores convidados (a definir) e painéis de comunicações abertas em regime de “chamada de artigos” à comunidade científica, que versem sobre a obra, temáticas e locais de estudo abordados por Irisalva Moita.

ENVIO DE PROPOSTAS PARA COMUNICAÇÕES
Encontra-se aberto até 11 de março de 2019 o período de apresentação de propostas para comunicações.
As propostas deverão integrar um resumo em português e inglês até 300 palavras, 3 a 5 palavras-chave e a afiliação institucional dos seus autores, estando sujeitas a análise pela comissão organizadora.

Os trabalhos apresentados no colóquio serão apresentados em Livro de Atas (com ISBN associado) com edição prevista para 2020.

Comunicações (15 min.)

Serão brevemente divulgadas outras atividades e eventos, a desenvolver no âmbito deste colóquio, que relembrarão a intensa atividade científica de Irisalva Moita.

Assistência gratuita, mediante inscrição.

Inscrições e envio de propostas para comunicações

teatroromano@museudelisboa.pt

______________________________________________________

Organização: Museu de Lisboa (EGEAC) e Secção de Arqueologia da Sociedade de Geografia de Lisboa