Conferências Presença Africana na Arte em Lisboa

23 novembro 2017

Presença Africana na Azulejaria em Lisboa, séculos XVII-XX:

Representações Sociais e Quotidiano

Augusto Moutinho Borges

(CLEPUL / CIDH-UAb / Academia Portuguesa da História)

30 novembro 2017

Presença Africana na Arte Pictórica em Lisboa, séculos XVII-XX:

Figurações e Memórias

Mónica Gonçalves

(CLEPUL / ARTIS)

7 dezembro 2017, 18h

“Presença Africana na Escultura em Lisboa, séculos XVII a XX:

Expressões de Exotismo e Convivência”

Sílvia Ferreira

(IHA/FCSH/Universidade Nova de Lisboa)

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

7 dezembro 2017, 19h

19h: Lançamento de livro "Testemunhos da Escravatura. A Memória Africana no Museu de Lisboa 2017"

Integrado na programação Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017, o livro reúne o contributo do Museu de Lisboa para o projeto Testemunhos da Escravatura. Memória Africana, liderado pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses (Câmara Municipal de Lisboa). Através da coleção do Museu de Lisboa, a obra evoca a forma como artistas nacionais e estrangeiros captaram o fenómeno da escravatura, entre os séculos XVII e XX, e revela alguns pontos de contacto com a cidade de hoje, onde a memória das comunidades escravas está, paradoxalmente, ainda tão presente.

Iniciativa realizada no âmbito da programação Passado e Presente Lisboa 2017 Capital Ibero-americana de Cultura .