Exposição que revela o papel das minorias religiosas e dos residentes estrangeiros na construção da imagem de Lisboa, entre a Idade Média e a 1.ª República.
Dessa imensa população que habitou Lisboa, recebendo o rótulo histórico de minoritária, chegaram até hoje impressivos e surpreendentes testemunhos, que sublinham o carácter plural de uma cidade que se fez de rejeição, de segregação e de expulsão, mas também de tolerância, de miscigenação e de integração.
A exposição mostra-nos provas dessa Lisboa multicultural, feita por muçulmanos, cristãos e judeus, mas também por espanhóis, franceses, ingleses, italianos, flamengos, alemães e galegos e pelos africanos da era da escravatura; é mesmo possível falar numa Lisboa africana, paulatinamente mestiça, que caracterizou a cidade, entre os séculos XV e XIX.
Das grandes construções à vivência quotidiana, dos ofícios especializados à definição de bairros, da promoção de obras de arte à atividade livreira, da ocupação e da guerra, ao comércio e à paz cemiterial, não houve praticamente dimensão da existência de Lisboa da qual as comunidades religiosas minoritárias e estrangeiras residentes estivessem ausentes.
Comissários: Paulo Almeida Fernandes e Ana Paula Antunes
_
Inauguração: 23 mai 2019, 18h30 (entrada livre, sujeita à lotação)
Horário: 24 mai - 15 dez 2019, terça-domingo, 10h00-18h00 (última entrada: 17h30)
LANÇAMENTO DE CATÁLOGO
21 nov, 18h00
Apresentação por Rui Tavares e Luís Osório
Entrada livre
VISITAS ORIENTADAS PELOS COMISSÁRIOS
23 nov, 15h00
8 dez,15h00
Paulo Almeida Fernandes e Ana Paula Antunes
> 12 anos | Inscrições: info@museudelisboa.pt
VISITAS ORIENTADAS
14 dez,15h30
Inscrições: servicoeducativo@museudelisboa.pt
Entrada com o bilhete da exposição, bilhete normal 3 €; com descontos disponíveis aqui)
Contacto geral
Núcleo-Sede: Palácio Pimenta
Campo Grande 245, 1700-091 Lisboa
Tel: 217 513 200
info@museudelisboa.pt
facebook