LISBOA, CIDADE TRISTE E ALEGRE: ARQUITETURA DE UM LIVRO
12 Abr 2018 a 16 Set 2018
Exposição temporária

Comissariada por Rita Palla Aragão, esta exposição traz um olhar aprofundado sobre o mais importante livro de fotografia do século XX em Portugal. A obra, da autoria da dupla de arquitetos Victor Palla (1922-2006) e Costa Martins (1922-1996), foi editada em 1959 e resultou de um trabalho de três anos em que ambos percorreram as ruas de Lisboa, retratando-a e aos seus habitantes, assim revelando uma cidade escondida, simultaneamente triste e alegre.

Das seis mil fotografias realizadas, os autores escolheram cerca de duzentas para integrar o livro, às quais acrescentaram um índice longo e singular (que explica grande parte do processo criativo) e uma série de poemas que convertem a obra num verdadeiro poema gráfico.

Livro de culto sobre Lisboa, considerou-se fundamental dedicar-lhe uma exposição na cidade que o inspirou e à qual os autores consagraram esta obra, que assim descreveram na apresentação:

(...) o retrato da Lisboa humana e viva através dos seus habitantes – de dia, de noite, nos seus bairros, na Baixa, no Tejo – revelação ora alegre ora triste, mas sempre terna e sentida, da vida de uma cidade. Talvez por isso fosse mais adequado chamar-lhe «poema gráfico» - até porque o arranjo das imagens e a própria composição do livro têm, no seu grafismo, o fluir, a alternância de ritmos, as ressonâncias de uma obra poética.

Dada a diversidade de características da obra - que ultrapassam largamente o domínio da fotografia – o Museu de Lisboa convidou, para prestar testemunho, um conjunto de personalidades provenientes de áreas distintas.

Assim, participam no catálogo e no ciclo de conversas: Alexandre Pomar, André Príncipe, Mário Moura, Michel Toussaint, Luís Camanho, Paulo Catrica, Pedro Mexia e Teresa Siza. Este projeto é de uma exposição e também de uma edição.

Paralelamente à exposição, o Jornal Público, de que o Museu de Lisboa (EGEAC) é parceiro, publicará em breve uma reedição da primeira versão do livro em fascículos.

OFICINAS | SERVIÇO EDUCATIVO

09/06 (sábado) 15h e 17/06 (domingo) 11h30

O Processo de Criação da obra

Oficina para crianças

Vamos explorar a fotografia! O local não podia ser melhor, o Palácio Pimenta, onde encontramos a exposição “Lisboa, Cidade Triste e Alegre: Arquitetura de um Livro” e os seus jardins, com muito para descobrir.

Inscrições: servicoeducativo@museudelisboa.pt

Saiba mais sobre a exposição aqui.

Exposição patente de 13 de abril a 16 de setembro de 2018

De terça a domingo das 10h às 18h (última entrada: 17h30)

Entrada: 3 € com descontos disponíveis aqui. | Entrada livre na inauguração e palestras

Morada: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Campo Grande, 245