Férias no Museu - Verão de 2020
06 Jul 2020 a 07 Ago 2020

O Museu de Lisboa criou dois programas para as férias de verão 2020. E como, este ano, Lisboa é a Capital Verde Europeia, vamos aproveitar ao máximo a sua natureza. Enquanto brincamos, descobrimos a nossa cidade.

Capitão Planeta. Torna-te um super-herói da Natureza
6 a 10 de julho 2020, entre as 9h30 e as 17h30 - Para crianças dos 6 aos 12 anos

Vamos utilizar o jardim do Palácio Pimenta como laboratório de experiências aproveitando os recursos que a natureza nos oferece, de modo a promovermos a sustentabilidade e combatermos a indiferença. Nestas férias, torna-te um super-herói ecológico!

Dia 6 julho – segunda-feira
Uma visita com animação leva à descoberta da história dos jardins do Palácio Pimenta. Vamos conhecer a sua fauna e flora e recolher materiais naturais para construir um diário gráfico das Férias no Museu.

Dia 7 de julho – terça-feira
Vamos construir um «tecido» ao mesmo tempo que damos uma nova vida aos plásticos que, normalmente, enviamos para a reciclagem quando já não nos servem.
Durante a tarde, numa oficina de artes, vamos descobrir alguns pigmentos naturais e, quem sabe, utilizá-los nas nossas pinturas.

Dia 8 de julho – quarta-feira
Dia dedicado à preparação e confeção de um doce feito com laranjas amargas que as laranjeiras dos jardins do Palácio Pimenta nos oferecem. Mal-saborosas ao natural, são perfeitas para fazer este doce!

Dia 9 de julho - quinta-feira
Vamos «pôr a mão na massa» reciclando papel que será transformado em novas folhas.
Para escrevermos, desenharmos, dobrarmos ou usarmos naquilo que a nossa criatividade quiser.

Dia 10 de julho – sexta-feira
Da natureza vêm os legumes e frutas que consumimos diariamente.
Nesta «caça ao tesouro», vamos ter de encontrar alimentos, verdadeiros tesouros, para fazer as nossas sopa e sobremesa. Um dia dedicado a experiências culinárias!

Caleidoscópio da natureza: Torna-te um explorador
3 a 7 de agosto 2020, entre as 9h30 e as 17h30 - Para crianças dos 6 aos 14 anos

O desafio nesta semana de férias é convivermos, brincarmos e surpreendermo-nos com descobertas sobre a natureza, visível e escondida, no Museu de Lisboa e seus jardins. Propomos uma semana bem passada, entre amigos, animais, plantas e tesouros da história de Lisboa.

Dia 3 de agosto – segunda-feira
Um dia inteiro para descobrir o jardim, com vários jogos de exterior, acompanhados de novos amigos. Vamos conhecer a sua fauna e flora e recolher materiais naturais para construirmos um caleidoscópio das Férias no Museu.

Dia 4 de agosto – terça-feira
Com os objetos naturais e outros tesouros recolhidos no jardim e muita imaginação, vamos fazer trabalhos criativos e divertidos jogos de experiência sensorial, palavras, mímica e muito mais.

Dia 5 de agosto – quarta-feira
O Palácio está por nossa conta para um dia de histórias de Lisboa e visita-descoberta dos temas da natureza presentes nas obras de arte da exposição permanente.

Dia 6 de agosto – quinta-feira
Na visita-descoberta pelos jardins vamos recolher alguns materiais e na oficina de construção de maquetes do Palácio vamos ser mestres-de-obras por um dia.

Dia 7 de agosto – sexta-feira
Vamos fazer um herbário diferente e, com frutas variadas, preparar um lanche muito saudável e artístico.

Informações Práticas

Preço: 12,50 euros por dia ou 50,00 euros pelos 5 dias
Quando: De segunda a sexta, das 9h30 às 17h30, com 1 hora de almoço (13h00-14h00)
Marcações e informações: servicoeducativo@museudelisboa.pt │ 217513256

Recomendações
- Uso de máscara social obrigatório apenas no interior do Museu;
- Desinfeção das mãos a cada 60 minutos;
- Nas atividades plásticas são usadas luvas descartáveis (oferecidas pelo Museu);
- Uso de roupa confortável, ténis, chapéu ou boné.
- O almoço deve ser à base de sanduíches e salgados para que só os próprios mexam nas suas refeições. Cada criança deve ter a sua garrafa de água.

Lotação
16 participantes, organizados em dois grupos de 8