Futuros de Lisboa
12 Jul 2018 a 18 Nov 2018
Exposição temporária

Como se pensa e se tem pensado o futuro? E o/s futuro/s de Lisboa?

Que futuros e mudanças imaginamos para a cidade?

Num tempo de profundas alterações como o que hoje vivemos, o Museu de Lisboa promove uma exposição que levanta questões e propõe possibilidades na conjugação de três elementos: Lisboa, Cidade e Futuro. Futuros de Lisboa ocupa, de 12 de julho a 18 de novembro de 2018, dois pisos do Torreão Poente da Praça do Comércio, núcleo do Museu de Lisboa.

Às perspetivas dos comissários, João SeixasManuel Graça Dias e Sofia Guedes Vaz, juntam-se as reflexões de diversos ensaístas convidados, e a de todos os cidadãos que contribuíram com as suas ideias.

Em 10 salas de exposição, equacionam-se elementos que suportam os conceitos de Lisboa, Cidade e Futuro, valores que lhes subjazem, atitudes de mudança e perspetivas para a sua construção, tomando como base as interpelações que tais tendências, valores e atitudes foram originando e continuarão a originar para a transformação das cidades e da vida urbana; e, neste caso, para a transformação de Lisboa.

A exposição não propõe cenários concretos de futuro, abrindo antes uma ampla base de interpelação e interrogação a cada visitante, em várias dimensões: Como se pensa e como se tem pensado o Futuro? Como se pensa e se tem pensado a Cidade? O que se poderá afigurar como mais fundamental na construção de futuros para a cidade de Lisboa?

Através de imagens, vídeos, fotografias, documentos, objetos tecnológicos e obras de arte, a exposição leva-nos numa viagem desde o Futuro ao Longo do Tempo, passando pelo Futuro do Passado, pelas Dificuldades em Prever o Futuro, ao Futuro que Já Cá Está, e até ao Futuro Inevitável, terminando na sala dos Pilares de Lisboa.

Serão ainda apresentados alguns dos trabalhos que nos chegaram como resultado de um convite à participação dos cidadãos lançado pelo Museu de Lisboa, através do site da exposição e em escolas da cidade.

Em abordagens multidisciplinares, ora otimistas ora pessimistas, as temáticas da ecologia e da sustentabilidade, da inovação e da criatividade, da coesão e da justiça estarão sempre presentes. O público poderá encontrar documentação fotográfica e multimédia das coleções do Museu de Lisboa, mas também de coleções privadas, objetos do quotidiano da vida urbana em Lisboa e materiais relativos a importantes experiências científicas levadas a cabo por universidades de Lisboa, em áreas tão diversas como os sistemas de informação, robótica, energia, ecologia, comunidade e cidadania.

APRESENTAÇÃO DE CATÁLOGO

14 de novembro, 18h

CONVERSAS

27 de setembro, 18h "Ecologia e Economia"

Com João Pedro Gouveia, Sofia Santos, António Alvarenga e João W. Meneses

Moderada por: João Seixas

10 de outubro, 18h "Tecnologia e Humanidade"

Com António Câmara, Manuel Sobrinho Simões e Rita Marta

Moderada por: Sofia Guedes Vaz

18 de outubro, 18h "Ética, Educação e Cultura"

Com Afonso Cruz e Jorge Ramos do Ó

Moderada por: Sofia Guedes Vaz

14 de novembro, 18h "Geografia, Habitat e Mobilidade"

Com Mário Alves, Jorge Gaspar e Sandra Marques Pereira

Moderada por: Manuel Graça Dias e João Seixas

VISITAS

28 de outubro, 11h, Visita orientada

Pela comissária da exposição Sofia Guedes Vaz

10 de novembro, 15h, Visita orientada

Pelo comissário da exposição João Seixas

17 de novembro, 15h, Visita orientada

Pela comissária da exposição Sofia Guedes Vaz

Exposição patente até 18 de novembro 2018

De terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada 17h30)

Entrada 3 € com descontos disponíveis aqui.

A exposição Futuros de Lisboa tem um WebsiteFacebook e Instagram.