Jornadas Europeias do Património
27 Set 2019 a 29 Set 2019

Visita às Galerias Romanas

Datáveis dos inícios do século I d.C., e descobertas no subsolo de Lisboa em 1771, na sequência do Terramoto de 1755, estas galerias têm sido objeto, ao longo do tempo, de múltiplas interpretações quanto à sua função original.
Com um nível de água superior a um metro de altura, proveniente de lençóis freáticos que correm no subsolo de Lisboa, é necessária uma complexa operação de bombeamento para possibilitar as visitas ao interior deste monumento romano, que, por razões de preservação e segurança, se realizam normalmente duas vezes por ano.

27, 28 e 29 das 10h00 às 19h00 (só visita às Galerias Romanas)

Galerias Romanas, entrada pela Rua da Conceição, junto ao número 64

Custo por pessoa: 2,00 €, reserva online obrigatória

>3 anos

RESERVAS:  http://galeriasromanas.cm-lisboa.pt/index.php

INFORMAÇÃO:

- As visitas decorrem de 27 a 29 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00, e estão sujeitas à lotação e a marcação prévia

- Cada pessoa só poderá realizar, no máximo, 4 reservas, incluindo as destinadas a crianças.
- O custo da visita é de 2,00 €. Os menores de 12 anos estão isentos de pagamento mas necessitam também de realização de inscrição e levantamento de bilhete.

- Após a reserva na plataforma e receção da confirmação, devem os interessados proceder ao pagamento e levantamento do(s) bilhete(s), no prazo de 3 dias, no núcleo do Museu de Lisboa selecionado na inscrição: Palácio Pimenta, Santo António ou Teatro Romano.

- Todos os visitantes devem estar no local (junto ao nº 64 da Rua da Conceição) 15 minutos antes da hora da visita e devem ser portadores dos bilhetes para acesso.

- As visitas realizam-se em grupo e têm a duração de 20/25 minutos.
- Os visitantes deverão levar calçado e roupa confortáveis

- Vistas para maiores de 3 anos

- Os bilhetes que não forem levantados durante o prazo serão disponibilizadas na mesma plataforma.

Convivência(s). Lisboa Plural

As convivências entre agentes dominantes e as comunidades religiosas minoritárias e estrangeiras residentes em Lisboa são o mote desta exposição e da visita noturna. Orientada pelo Serviço Educativo do Museu de Lisboa, a visita inclui uma apresentação das Tucanas, um projeto no feminino que utiliza o próprio corpo e integra instrumentos de percussão oriundos de várias partes do mundo.

27 de setembro, 20h30

Palácio Pimenta – Pavilhão Preto

>10 anos

O percurso do Rei, a festa nas ruas

Recriar o caminho percorrido por Filipe II de Portugal no momento da sua entrada na cidade, a partir da pintura da Vista de Lisboa da coleção do Castelo de Weilburg (Alemanha). Entre o Terreiro do Paço e a Sé, a visita é orientada por Paulo Almeida Fernandes e Paulo Cuiça.

28 de setembro, 15h30

Partida do Museu de Lisboa - Torreão Poente

Sessão de poesia nas Galerias Romanas

Galerias Romanas

28 de setembro, 19h30

A estátua das histórias

Sabe que há uma estátua de Santo António no Largo de Santo António da Sé? Já olhou bem para ela? Vamos vê-la e descobrir as histórias que nos conta. No final da visita, desafiamos as famílias a construir, utilizando o barro, uma história à sua escolha.

Santo António

29 de setembro, 11h30

>4 anos, para miúdos e graúdos.

O palco de Olisipo

Um percurso por Felicitas Iulia Olisipo, das Galerias Romanas ao Teatro Romano.

Teatro Romano

Das Galerias Romanas ao Teatro Romano

29 de setembro, 11h30 e 16h00

>10 anos

Todas as atividades, exceto a visita às Galerias Romanas, são gratuitas e com reserva obrigatória. As atividades só se realizam com um número mínimo de 8 pessoas.

Mais informações e inscrições, exceto Galerias Romanas:

Serviço Educativo do Museu de Lisboa

servicoeducativo@museudelisboa.pt