Homenagem a Irisalva Moita
09 Mai 2019 a 11 Mai 2019

PROGRAMA DETALHADO AQUI

Colóquio Irisalva Moita: Vida e Obra

Dia 9 (Paços do Concelho), Dia 10 (Sociedade de Geografia)

Inserido no mês de aniversário do nascimento de IRISALVA MOITA (Angola, 21 de maio de 1924), este colóquio pretende homenagear uma figura ímpar da cultura portuguesa, e em particular dos estudos olisiponenses, cuja intensa atividade científica e a vasta obra abrangeram áreas como a arqueologia, a história e a museologia, mas também temas como o culto antoniano, São Vicente, a azulejaria, a obra de Rafael Bordalo Pinheiro, a cerâmica romana entre muitos outros.
Conta com um conjunto de palestras proferidas por investigadores e painéis de comunicações abertas à comunidade científica, que versam sobre a obra, temáticas e locais de estudo abordados por Irisalva Moita.

Inscrição obrigatória (no Colóquio): teatroromano@museudelisboa.pt | 215 818 530

Lançamento de Fotobiografia

Dia 9, 18h30 - Museu de Lisboa – Palácio Pimenta

No dia 9 pelas 18h30 será apresentada no núcleo sede do Museu de Lisboa uma Fotobiografia de Irisalva Moita, uma edição do próprio Museu, na presença dos autores e entidades parceiras. Trata-se da primeira publicação referente à biografia de Irisalva Moita, em que grande parte das fotografias são inéditas.

Entrada livre

Apresentação do Roteiro As Lisboas de Irisalva

Dia 11, 11h – Museu de Lisboa – Teatro Romano

Irisalva teve muitas Lisboas: a Lisboa das suas escavações, dos museus, dos personagens ilustres e de outros menos afortunados que habitaram a cidade. Este roteiro pretende lembrar essas tantas Lisboas e fazer lembrar, na memória de todos, essa Irisalva que descobriu Lisboa.

Entrada livre

PROGRAMA COMPLETO HOMENAGEM A IRISALVA MOITA (pdf)

Fotografia: Armando Maia Serôdio / AML