Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI
23 Out 2020 a 19 Set 2021
Exposição temporária

Soberania, segurança e sustentabilidade alimentar das cidades. Foi da reflexão sobre estas três ideias que nasceu a exposição Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI, que o Museu de Lisboa inaugura a 22 de outubro.

Entre olhares históricos e contemporâneos, recuamos até à época medieval para descobrir hortas no coração da cidade (Praça da Figueira, Rossio, Martim Moniz). Mas também perspetivamos o futuro através das mais recentes técnicas à nossa disposição para construir e manter uma horta urbana, resiliente e sustentável.

Uma pesquisa etnográfica realizada pelo Museu de Lisboa traz-nos a diversidade de hortelãos da cidade revelando sentidos de pertença, práticas, narrativas e redes de entreajuda que refletem diferentes origens e percursos migratórios.

A forma como a prática hortícola se foi apropriando de espaços públicos e os desafios que se colocam ao abastecimento alimentar das grandes cidades são também temas abordados nesta mostra, produzida pelo Museu de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

Uma «biblioteca» de sementes partilhada por alguns dos guardiões da biodiversidade existente nos parques hortícolas municipais de Lisboa encerra a exposição.

O Museu de Lisboa criou um blogue associado a esta exposição, um espaço de partilha de conteúdos e de experiências para todos aqueles que, de diferentes maneiras, se interessam por este tema. Participe! exposicaohortasdelisboa.blogspot.com

O Museu de Lisboa encontra-se encerrado a partir de 15 de janeiro e esta programação foi cancelada no cumprimento das novas medidas de controlo da disseminação da Covid-19.

Folheto (pdf)

Visita orientada pelos comissários

Os comissários de Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI orientam uma visita à exposição que, recuando até à Lisboa da Idade Média, demonstra a importância das hortas urbanas na sustentabilidade alimentar e no tecido social das cidades no presente e no futuro.

17 JAN – 10h30

Visita orientada pelo Serviço Educativo

24 JAN – 10h30

> 10 anos