Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI
23 Out 2020 a 19 Set 2021
Exposição temporária

Soberania, segurança e sustentabilidade alimentar das cidades. Foi da reflexão sobre estas três ideias que nasceu a exposição Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI, que o Museu de Lisboa inaugura a 22 de outubro.

Entre olhares históricos e contemporâneos, recuamos até à época medieval para descobrir hortas no coração da cidade (Praça da Figueira, Rossio, Martim Moniz). Mas também perspetivamos o futuro através das mais recentes técnicas à nossa disposição para construir e manter uma horta urbana, resiliente e sustentável.

Uma pesquisa etnográfica realizada pelo Museu de Lisboa traz-nos a diversidade de hortelãos da cidade revelando sentidos de pertença, práticas, narrativas e redes de entreajuda que refletem diferentes origens e percursos migratórios.

A forma como a prática hortícola se foi apropriando de espaços públicos e os desafios que se colocam ao abastecimento alimentar das grandes cidades são também temas abordados nesta mostra, produzida pelo Museu de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

Uma «biblioteca» de sementes partilhada por alguns dos guardiões da biodiversidade existente nos parques hortícolas municipais de Lisboa encerra a exposição.

O Museu de Lisboa criou um blogue associado a esta exposição, um espaço de partilha de conteúdos e de experiências para todos aqueles que, de diferentes maneiras, se interessam por este tema. Participe! exposicaohortasdelisboa.blogspot.com

De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
23 outubro 2020 a 19 setembro de 2021

Folheto (pdf)

Conversa com os comissários e convidados
27 OUT (18h00)
Os comissários de Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI falam sobre o making of da nova exposição temporária do Museu de Lisboa

A conversa será transmitida através do Facebook do Museu de Lisboa.

Entrada gratuita, sujeita à lotação máxima.
Reserva obrigatória: servicoeducativo@museudelisboa.pt

Visita orientada pelos comissários e convidados

22 NOV (15h30)
Os comissários de Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI orientam uma visita à exposição que, recuando até à Lisboa da Idade Média, demonstra a importância das hortas urbanas na sustentabilidade alimentar e no tecido social das cidades no presente e no futuro.

Visitas orientadas pelos comissários nos terceiros domingos de cada mês, exceto em dezembro que se realiza a 6 de dezembro.

Bilhetes aqui (inclui acesso a todos os espaços do museu)

Visitas-oficina para famílias

Um ramo de brócolos
8 nov - 15h30
Os ramos são feitos de flores e os brócolos são para se comerem. Mas se os brócolos são flores, podemos fazer ramos com eles? Ramos para comer? Nas hortas de Lisboa, colhemos os ingredientes para fazermos ramos e descobrimos uma cidade plena de recursos, segredos e receitas.
> 4 anos | Duração: 90 minutos | Bilhetes aqui

Natureza a preto-e-branco
28 nov, 15h30
Quantas cores conseguimos descobrir numa cidade a preto e branco? As fotografias da Lisboa dos finais do século XIX e dos princípios do século XX revelam uma cidade que temos de imaginar plena de natureza e de cor. Onde havia hortas, há agora prédios e estradas; onde se colhiam uvas e morangos, deslizam agora skates e trotinetas. Após uma visita cheia de revelações sobre a evolução da cidade, vamos, de lupa na mão, observar fotografias antigas em detalhe e, de forma criativa, colorir a natureza nelas escondida.

> 6 anos | Duração: 90 minutos | Bilhetes aqui

3€ (inclui acesso a todos os espaços do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta)

Adquira os bilhetes em Blueticket.pt

Mais informações: servicoeducativo@museudelisboa.pt