Lançamento do catálogo exposição "Arqueologia da Rua da Saudade"
15 Jan 2021

O catálogo complementa e divulga o trabalho de investigação que deu origem à exposição temporária em exibição no Museu de Lisboa - Teatro Romano entre 15 de outubro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. A mostra teve como mote a intervenção arqueológica realizada no edifício 6 da Rua da Saudade, muito próximo do teatro romano.


Com base na estruturas identificadas e espólio recolhido, foi possível obter variadíssimas informações sobre o local em época romana e moderna. Apesar de a intervenção arqueológica ter sido muito pequena (em área e duração), permite ilustrar de que forma este tipo de intervenções permitem contribuir para o conhecimento da cidade.

 

Reunindo os contributos de vários especialistas que analisaram pedras, ossos, argamassas e cerâmicas, é possível reconstituir vários aspetos da vida dos habitantes de Felicitas Iulia Olisipo / Lisboa, nos séculos I / II d.C. O elemento mais relevante foi o achado de um pavimento em opus sectile (lajes recortadas), único em Lisboa, composto por pedras provenientes de variados locais do império romano.  Este e outros dados permitem concluir pela presença no local de um possível edifício de culto.


Mais sobre a exposição Arqueologia da Rua da Saudade. Um templo (?) romano na cidade

 

15 janeiro 2021, 18 horas 
No Facebook do Museu de Lisboa