LISBOA PARA MIÚDOS - Atividades para famílias

Até agosto, o Museu de Lisboa promove visitas, percursos, oficinas e jogos para que adultos e mais pequenos possam aproveitar melhor o verão.
Nas ruínas romanas, nos becos, nas escadinhas, nas ruas dos bairros históricos, voltados para o rio ou à sombra dos jardins, aventure-se e explore, em família, a cidade, o seu património e as suas tradições. Cinco lugares por descobrir, dois mil anos de história para conhecer e admirar.
Venha passar o verão com o Museu de Lisboa.


Visitas orientadas

Visita botânica aos Jardins do Palácio Pimenta*
19/jul
11h00, 15h30
Plantados ao longo de várias décadas, os jardins do Palácio Pimenta são um espaço de importante biodiversidade vegetal. Entre espécies nativas e exóticas, nele se conservam árvores e plantas, com usos variados, oriundas dos mais diversos locais do mundo. Uma oportunidade de conhecer este pequeno nicho ecológico do Campo Grande do ponto de vista da botânica.
> 10 anos
Palácio Pimenta
*atividade gratuita inserida na 4.ª edição dos Jardins Abertos


D. Pedro IV: um herói no coração de Lisboa
19/jul
11h00, 15h00
29/ago
15h30
D. Pedro IV, rei de Portugal durante apenas dois meses - entre março e maio de 1826 -, protagonizou uma das maiores mudanças políticas de Oitocentos, dando início ao regime da monarquia constitucional. Nesta visita à exposição «O monumento a D. Pedro IV», desvendamos a vida do homem cuja estátua se encontra no Rossio, coração de Lisboa, e as muitas vidas desse monumento, inaugurado em 1870.
>10 anos
Palácio Pimenta


À volta da casa dos Bicos
25/jul
11h30, 15h30
A Casa dos Bicos foi edificada entre 1521 e 1523, por ordem de Brás de Albuquerque. Este é só o princípio da história que o sítio arqueológico guarda. Para saber mais sobre este singular edifício e a vivência na sua zona envolvente, embarque nesta visita.
>10 anos
Casa dos Bicos

Visita histórica aos Jardins do Palácio Pimenta*
26/jul
11h00, 15h30
Os jardins do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta contam histórias que recuam ao século XVIII. Desde então, as famílias mudaram, as quintas foram aumentadas e depois retalhadas. Mas os espaços verdes que os muros do museu hoje protegem proporcionam uma viagem às raízes do jardim e um encontro com personagens fundamentais para a sua preservação: o capitalista Manuel Joaquim Pimenta de Carvalho, o engenheiro Jorge Graça e o arquiteto Raul Lino.
> 10 anos
Palácio Pimenta
*atividade gratuita inserida na 4.ª edição dos Jardins Abertos.


O Teatro Romano de Felicitas Iulia Olisipo
01/ago
15h30
Conhece o nosso Teatro Romano? Venha descobrir o museu do teatro, as escavações e como se organizava a cidade romana.
>10 anos
Teatro Romano

O Santo António é de todos. Vida e culto ao Santo de Lisboa
29/ago
15h30
Todos sabemos quem é o santo mais popular de Lisboa. Mas conhece as tradições que lhe estão associadas? E em que mês nasceu? Ou quando começou o culto? As respostas a estas e a outras perguntas desvendam também o culto popular ao santo mais querido de Lisboa.
>10 anos
Santo António


A história de Lisboa
30/ago
15h30
Uma pequena viagem pelo Palácio Pimenta, edifício setecentista que é hoje um dos núcleos do Museu de Lisboa, dá a conhecer a história da cidade, desde o final do século XVI ao início do século XX.
>10 anos
Palácio Pimenta
 

Oficinas

As famílias nascem das árvores?
05/jul
11h30, 14h30
Depois de conhecermos a árvore genealógica de Fernando de Bulhões, vamos aprender a fazer a nossa própria árvore genealógica e comparar as nossas características físicas e psicológicas com as dos nossos pais e avós.
>4 anos
Santo António
Tantos animais e plantas. Um jardim para mim
11/jul
11h00
25/jul*
11h00,15h30
Num dos Jardins do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, habitam umas estranhas criaturas. Vamos descobrir os animais e as plantas que o ceramista Bordalo Pinheiro fez nascer do barro e que segredos contam elas. Consegues adivinhar?
>4 anos
Palácio Pimenta
*atividade gratuita inserida na 4.ª edição dos Jardins Abertos. Sujeita à lotação máxima e inscrição obrigatória.

Imagina, esmaga e pinta*
18/jul
11h00, 15h00
De onde vem a tinta e como eram feitas na era pré-industrial? Como é que no século XVII o holandês Dirk Stoop, autor de uma emblemática pintura do Museu de Lisboa, obteve as suas tintas? Vamos responder a todas estas questões nesta oficina.
>4 anos
 Palácio Pimenta
*atividade gratuita inserida na 4.ª edição dos Jardins Abertos. Sujeita a lotação máxima e inscrição obrigatória.


Riscos e rabiscos - Desenhos a Santo António
02/ago
11h30
Vindos um pouco de todo o mundo, os ex-votos que existem no Museu de Lisboa - Santo António servem de inspiração para esta oficina. Juntando imaginação e diferentes materiais, faremos presentes originais e criativos para dar ao Santo António. Essas oferendas, os tradicionais votos que se transformam em ex-votos, pagam uma promessa cumprida pelo Santo. 
>4 anos
Santo António

Os Romanos voltam ao Teatro
2/ago
15h30
Vamos descobrir o Teatro Romano de Lisboa, como funcionava e qual a sua importância na vida da cidade e do Império Romano.
Seremos verdadeiros atores a representar, com ajuda das máscaras que vamos adornar.
> 6 anos
Teatro Romano

Percursos

A cidade nova. Lisboa após o Terramoto de 1755
09/jul
16h30
A secular e labiríntica cidade, de ruas estreitas e traça medieval, ficou irremediavelmente destruída ou danificada com o famigerado Terramoto de 1755, dando lugar a um inovador plano urbanístico para a zona baixa de Lisboa.
Neste percurso, descobrem-se a Lisboa pombalina, os protagonistas da sua reconstrução e os projetos idealizados para esta nova cidade, renascida dos escombros e das cinzas.
>12 anos
Torreão Poente


Da Ribeira à estalagem do Rossio
12/jul
11h30, 15h00
Este percurso que liga o Museu de Lisboa - Casa dos Bicos à antiga localização do Paço dos Estaus, no Rossio, constitui uma viagem ao coração de Lisboa que, no século XVI, se transformou no epicentro económico dos velhos e «novos mundos», descobertos com a expansão marítima europeia.
>12 anos
Casa dos Bicos

 
A Lisboa rica. À descoberta da cidade manuelina
16/jul
16h30
Foi num contexto de grandes transformações em Lisboa que, por volta de 1500, o rei D. Manuel tomou a decisão histórica de abandonar a tradicional morada dos reis de Portugal, no alto da colina do Castelo de São Jorge, para se instalar na zona ribeirinha da cidade. Nesse local, ergueu o novo Paço da Ribeira, edifício singular e imponente que se tornou o centro de uma nova e fervilhante Lisboa.
Este percurso, na zona ribeirinha, convida a descobrir, através de alguns dos seus principais vestígios, as grandes transformações urbanísticas da Lisboa manuelina.
>12 anos
Casa dos Bicos


Passeio em Felicitas Iulia Olisipo
19/jul
11h30, 15h00
23/ago
11h30
Este percurso liga o Teatro Romano ao núcleo arqueológico da Casa dos Bicos, onde podem ser observadas cetárias de salga do peixe. Pelo caminho, desvendam-se e dão-se a conhecer vários vestígios romanos da cidade.
>12 anos
Teatro Romano

A cidade afonsina. Lisboa medieval
23/jul
16h30
Este percurso é um convite para viajar até aos primórdios da história de Lisboa, palmilhando as ruas e becos de Alfama e descobrindo alguns dos vestígios mais significativos da urbe muçulmana e cristã. Este mosaico de testemunhos ajuda-nos a compor uma história da Lisboa Medieval.
>12 anos
Casa dos Bicos

 
Os bairros do rio: da Ribeira Velha à praia de Santos
08/ago
15h30
A partir da Casa dos Bicos, visitam-se os bairros ribeirinhos à boleia da obra A Ribeira de Lisboa, de Júlio de Castilho. Termina-se naquela que em tempos foi a Praia de Santos, zona de pescadores e varinas.
>10 anos
Casa dos Bicos
Inscrição obrigatória até às 14h do último dia útil antes da atividade: servicoeducativo@museudelisboa.pt / 217 513 256

Pode adquirir o seu bilhete em Blueticket
Atividades 3 € Percursos 5 € (com descontos)