Lisboa para miúdos em abril
10 Abr 2021 a 26 Abr 2021

Reabrimos portas com um mês inteirinho de atividades gratuitas. Oficinas, jogos, visitas com animação para famílias. Sempre com Lisboa como pano de fundo para descobrir mais sobre a cidade.

- HORA DO CONTO -

10 ABR · 11H
Manel e Chico descobrem o Teatro Romano
Bruno Magina conta-nos como o teatro romano foi descoberto, no longínquo ano de 1798. Mas podia ter sido hoje. Vamos imaginar que nós próprios o encontramos.
As personagens desta história, transformadas em fantoches, fazem-nos companhia para que tudo fique muito, muito bem explicado…
Todas as idades

- VISITAS ORIENTADAS -

11 ABR · 11H - ESGOTADO
O Teatro Romano de Felicitas Iulia Olisipo
Conhece o nosso teatro da época romana? Venha descobrir o museu do teatro, as escavações e como se organizava a cidade romana.
> 10 anos
Duração: 75 minutos
Visita orientada (LGP)

11 ABR · 11H - ESGOTADO
A história de Lisboa
Pequena viagem pelo Palácio Pimenta, edifício setecentista que é hoje um dos núcleos do Museu de Lisboa, dando a conhecer a história da cidade, desde o final do século XVI até ao início do século XX.
> 10 anos
Duração: 75 minutos

24 ABR · 10H30 - ESGOTADO
Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI
Recuamos até à Lisboa da Idade Média para demonstrar a importância das hortas urbanas na sustentabilidade alimentar e no tecido social das cidades no presente e no futuro.
> 10 anos
Duração: 75 minutos

- OFICINAS PARA FAMÍLIAS -

17 ABR · 10H30 - ESGOTADO
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
Natureza a preto e branco
Quantas cores conseguimos descobrir numa cidade a preto e branco? As fotografias da Lisboa dos finais do século XIX e dos princípios do século XX revelam uma cidade que temos de imaginar plena de natureza e de cor. Onde havia hortas, há agora prédios e estradas; onde se colhiam uvas e morangos, deslizam agora skates e trotinetas. Após uma visita cheia de revelações sobre a evolução da cidade, vamos, de lupa na mão, observar fotografias antigas em detalhe e, de forma criativa, colorir a natureza nelas escondida.
> 6 anos
Duração: 90 minutos

21 ABR · 11H30
Lenda de Roma
É dia da fundação da cidade de Roma, a cidade capital do Império. Vamos mostrar a lenda dos irmãos Rômulo e Remo, animada por marionetas, no Teatro Romano.
> 6 anos
Duração: 60 minutos

25 ABR · 11H - ESGOTADO
Mariana, Malala, Antígona e Thunberg. Eu tenho voz
Partindo da obra intemporal Antígona, desafiamos à participação cívica num diálogo e reflexão sobre crença, mito, valores e liberdade.
A que causa dão voz? À erradicação da pobreza? Aos problemas éticos na interrupção da vida humana? Igualdade de género? À sustentabilidade do planeta?
> 10 anos
Duração: 75 minutos

Todas a atividades são de participação gratuita, com reserva obrigatória (reservas@museuelisboa.pt), com lotações de acordo com as normas em vigor da DGS.

Participe também nas nossas atividades online