Programa de Pós-Parto 'Lisboa revela-se'
20 Nov 2019

A célebre citação latina Mens sana in corpore sano inspira o programa inovador que terá início nesta primavera no Museu de Lisboa-Palácio Pimenta e nos seus jardins.

Desenvolvido em estreita colaboração entre o Serviço Educativo do Museu de Lisboa e  a fisioterapeuta Graça Lucena, que concebeu a ideia, este programa associa a recuperação do parto a uma experiência cultural num palácio setecentista.

As sessões do programa (com dinâmicas próprias), decorrem em grupo e em ambiente confortável e descontraído, englobando um momento de revelação de histórias da cidade de Lisboa (que o Museu encerra) e alguns exercícios e recomendações adequados à recuperação da mãe, cuidados com o bebé e da família em geral.

Razões para vir: valorizar o papel do património material e imaterial do museu como terapia por si só. Comprovar a importância do toque e da massagem do bebé, melhorar a sua postura e forma física e aprender a descontrair física e psicologicamente. Tudo isto, num espaço agradável e desafiante, orientado por profissionais experientes.

Destinado a: Preferencialmente a mães e bebés, após o 1º mês e até ao 6º. Ultrapassando o 6.º mês contacte-nos por telefone.

Número limite de participantes: 10 pares de mãe e bebé.

Nota:
Poderão ser incluídos excecionalmente outros membros da família. Mencionar essa informação na inscrição e aguardar confirmação
.

Material necessário: Roupa e calçado confortáveis para ambos.

Inscrições: Reserva obrigatória através de servicoeducativo@museudelisboa.pt  ou do formulário de
inscrição disponível aqui.

Informações: 217513256

Existe um número limitado de 10 vagas por sessão, preenchidas por ordem de inscrição. As restantes inscrições serão colocadas em lista de espera e a sua participação condicionada a desistências.

Preço: Gratuito

Nota: As sessões funcionam autonomamente.

PROGRAMA PDF

Sempre à 4ª feira, no período da manhã.
Pode estender-se em visita autónoma aos jardins para além do horário definido.

1ª Sessão  18 de setembro – 10:00/12:15

Lisboa revela-se! Uma história de amor e não só…

Postura e Forma Física

Em torno de um conjunto de objetos revelam-se personalidades importantes para a história da cidade e do país descobrindo curiosidades das suas vidas pessoais. Inspirados na elegância em destaque na
pintura que retrata o rei D. Fernando, trabalhamos a postura de modo a evitar as dores nas costas e a promover a autoconfiança. A aprendizagem de exercícios simples ajuda a reforçar os músculos potenciando o bem-estar geral.

2ª Sessão  16 de outubro – 10:00/12:15

Lisboa revela-se! Sabores, formas, cores e cheiros.

Relaxamento e Meditação

A partir da Cozinha do Palácio, a alimentação em séculos anteriores torna-se um tema central. Identificam-se utensílios com formas desconhecidas para utilidades que agora não se imaginam. Conversas e jogos acontecem entre a Cozinha e o Jardim.

É tempo de desfrutar do jardim, local de excelência para uma sessão de relaxamento.

3ª Sessão 20 de novembro – 10:00/12:15

Lisboa revela-se! Mãe e filha no Terreiro do Paço

Massagem e desenvolvimento do bebé

A propósito de uma pintura emblemática do acervo do museu, a maternidade é pensada em comparação com outros tempos e outras mentalidades. Conversas e reflexões acontecem entre as Salas do palácio e o Terraço do primeiro piso.

Vamos reforçar os laços afetivos entre a mãe (ou o pai) e o bebé, através do toque e do contacto visual. A massagem pode ser usada também como terapia para melhorar a função digestiva e respiratória do bebé e contribui para o seu desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo.

4ª Sessão 18 de dezembro – 10:00/12:15

Lisboa revela-se! Tradições de Natal.

Fisioterapia Respiratória Infantil.

Os problemas respiratórios são a principal causa de internamento das crianças com menos de dois anos em Portugal. O esclarecimento e o ensino de práticas simples aos pais poderão reduzir o número de casos, a sua gravidade, as infeções hospitalares, o recurso a antibióticos e o impacto que estas doenças têm sobre a vida familiar e profissional/escolar.

Após as aprendizagens tão úteis para os nossos bebés é tempo de festa e de decorações de Natal. Neste espírito vamos realizar uma oficina muito especial onde arte, tradição e boa disposição se vão
misturar.

Local: Museu de Lisboa-Palácio Pimenta