Programa Pós-Parto | Lisboa revela-se
29 Abr 2020

A célebre citação latina Mens sana in corpore sano inspira o programa inovador que terá início nesta primavera no Museu de Lisboa-Palácio Pimenta e nos seus jardins.

Desenvolvido em estreita colaboração com a fisioterapeuta Graça Lucena, autora da ideia, este programa associa a recuperação do parto a uma experiência cultural num palácio setecentista. Com dinâmicas próprias, as sessões do programa são em grupo, decorrem em ambiente confortável e descontraído com exercícios e recomendações para a recuperação da mãe, cuidados com o bebé e da família em geral, sem esquecer o pai.

18 de março – 10:00/12:15 CANCELADO
MÃE E FILHA NO TERREIRO DO PAÇO
Massagem e desenvolvimento do bebé

Nas salas do palácio e no terraço do primeiro piso, a maternidade é pensada em comparação com outros tempos e outras mentalidades. Esta visita segue-se à sessão de massagem do bebé, onde se reforçam os laços entre a mãe (ou o pai) e o bebé, através do toque e do contacto visual, entre outras coisas.

29 de abril – 10:00/12:15

SABORES, FORMAS, CORES E CHEIROS
Relaxamento e meditação

Na cozinha do palácio, fala-se sobre a alimentação em séculos anteriores. Identificam-se utensílios com formas desconhecidas e utilidades inimagináveis nos dias de hoje. Mais conversas e jogos terão lugar na cozinha e no jardim. Com a chegada do bom tempo, vamos fruir do jardim, local de excelência para uma sessão de relaxamento.

Razões para vir: valorizar o papel do património material e imaterial do museu como terapia por si só. Comprovar a importância do toque e da massagem do bebé, melhorar a sua postura e forma física e aprender a descontrair física e psicologicamente. Tudo isto, num espaço agradável e desafiante, orientado por profissionais experientes.

Preço: 5 € (gratuito para pessoas desempregadas, mães jovens/adolescentes – com os sem referenciação)

Destinado a mães/pais e bebés a partir do primeiro mês e até ao 6.º mês (preferencialmente)

Número limite de participantes Dez pares mãe/pai & bebé

Material necessário Roupa e calçado confortáveis para ambos