"Lupercalia" | Ceia Romana

22h00 - espetáculo de dança

23h00 - Música, recriação histórica, jogos e outras surpresas

Preço 25€

Inclui: música; dança; degustação de comidas romanas; vinhos romanos.

Inscrições: teatroromano@museudelisboa.pt ou 215818530

Esta iniciativa que o Museu de Lisboa – Teatro Romano leva a cabo pretende divulgar a razão pela qual hoje, em pleno século XXI, comemoramos o Carnaval.

O Carnaval deriva de uma festa que ocorria em época romana, no dia 15 de fevereiro, e muito do agrado da população. A tradição desta festividade foi permanecendo ao longo do tempo e, com o cristianismo, a antiga festa pagã não desapareceu antes foi incorporada e permitida no mundo cristão transformando-se numa festa de extravagância e liberdades que ocorria antes do advento e da Páscoa.

O que é a Lupercalia?

Originalmente era um festival de pastores, dedicado ao deus da fertilidade, traduzindo-se em cerimoniais de purificação. Desconhece-se qual a divindade honrada.

Em Roma, a designação do deus Lupercus pode derivar do nome do sítio onde, na história mítica do nascimento de Roma, a Loba Capitolina amamentou Rómulo e Remo, os fundadores da cidade. Daí a associação entre Lupercalia e os Lobos pois Luppus significa “Lobo”, sendo a designação dada aos sacerdotes da cerimónia (os luperci sodales).

Este festival pode, igualmente, ter honrado os deuses
InuusPan ou o deus Februus. Curioso é o facto de a designação do mês de fevereiro que hoje utilizamos derivar desta última divindade, de origem etrusca, o que denota a relevância então dada ao culto. Februus era o deus da morte e da purificação.

As cerimónias feitas durante o festival implicavam a limpeza, a purificação - pois apenas mais puros os homens se poderiam aproximar às divindades – daí que os sacerdotes, osLuperci, sacrificassem animais.

_________________________________________________________

Veja mais iniciativas relacionadas com a Lupercalia aqui:

Visita-experiência "Romanos do séc I", 9 de março, 15h30

Percurso "À Volta do Teatro Romano", 10 de março, 11h30