Lupercalia, ceia romana no Museu de Lisboa - Teatro Romano
16 Fev 2018 a 18 Fev 2018

19h30 - 23h

Degustação de vinho romano, jantar, música, recriação histórica, jogos e surpresas

Lupercalia é um dos mais antigos festivais romanos. Originalmente, era um festival de pastores e dedicado ao deus da fertilidade, traduzindo-se em cerimoniais de purificação.

Desconhece-se qual a divindade honrada. Correspondente ao deus grego Lycaea, em Roma, a designação do deus Lupercus pode derivar do nome do sítio onde, na história mítica do nascimento de Roma, a Loba amamentou os fundadores daquela cidade: Rómulo e Remo. Daí a associação entre Lupercalia e os Lobos uma vez que Luppus” significa Lobo e era a designação dada aos sacerdotes da cerimónia.

Este festival pode, igualmente, ter honrado os deuses Inuus, Pan ou o deus Februus. Curioso é o facto de a designação do mês de fevereiro que hoje utilizamos derivar desta última divindade, de origem etrusca, o que denota a relevância então dada ao culto. Februus era o deus da morte e da purificação.

As cerimónias feitas durante o festival implicavam a limpeza, a purificação - pois apenas mais puros os homens se poderiam aproximar às divindades – daí que os sacerdotes (Luperci) sacrificassem alguns animais.

Programa:

19h30 receção dos luperci e início dos eventos

19h-20h degustação de vinho romano

20h30 jantar

Durante toda a noite: música, recriação histórica, jogos e surpresas

Entrada:
25 € inclui jantar, animação, atividades e surpresas
20€ para quem envergar um traje romano
> 12 anos

Reservas (até 14 de fevereiro): mariateles@egeac.pt ou 215 818 530

Prepare a sua vinda e venha saborear, de forma diferente, o que hoje chamamos "Carnaval".