Museu de Lisboa - Casa dos Bicos
Exposição permanente

Através da musealização de algumas das estruturas arqueológicas encontradas em diversas campanhas arqueológicas ocorridas neste espaço desde 1981, a exposição apresenta dados inéditos sobre a evolução ocupacional do sítio, permitindo conhecer diversas fases da evolução desta parcela da frente ribeirinha, entre o período romano e a atualidade.

Da cidade romana de Olisipo, são agora revelados vestígios de uma unidade fabril de preparados e condimentos de peixe, instalada provavelmente no séc. I d.C. junto à praia fluvial.

Um troço de muralha e torre de planta semicircular documenta igualmente o reforço defensivo que as cidades romanas sofreram a partir do final do séc. III e, através de outros vestígios arqueológicos, evidencia-se que, neste local, o traçado da muralha medieval integrou a antiga muralha romana.