O Monumento a D. Pedro IV
16 Jul 2020 a 10 Jan 2021
Exposição temporária

Em 2020, celebra-se o bicentenário da Revolução Liberal de 1820, acontecimento que está na origem da Monarquia Constitucional, derradeira fase deste regime em Portugal. Celebram-se também os 150 anos da construção do Monumento a D. Pedro IV, erigido na antiga Praça do Rossio – rebatizada como Praça D. Pedro IV – e inaugurado a 29 de abril de 1870.

O Museu de Lisboa integra o programa Relembrar a Revolução de 1820 – Liberdade e Cidadania, liderado pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, que marca o ano de 2020 com um conjunto alargado de iniciativas. Numa lógica de complementaridade a esse programa, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta revisita o Monumento a D. Pedro IV, escultura pública que, não obstante ter sido materializada muito depois dos acontecimentos de 1820, está intimamente ligada a essa memória cívica do rei fundador do novo regime.

No piso superior do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta a exposição revisita a história de um monumento que levou mais de 35 anos a ser erigido. Para além de peças inéditas do acervo do Museu de Lisboa - caso dos testemunhos que foram colocados na base da estátua aquando da sua colocação sobre o pedestal e descobertos em 2001 -, a mostra conta com obras procedentes de outras instituições, como o Museu Nacional dos Coches, a Biblioteca de Arte da Fundação de Calouste Gulbenkian, a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e o Arquivo Histórico do antigo Ministério das Obras Públicas, hoje tutelado pela Secretaria-Geral da Economia.

16 julho 2020 a 10 janeiro 2021
De terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada 17h30)

Visitas pelos comissários

16 jul, 17h

25 jul, 11h

30 set, 17h - visita adiada para 10 de novembro, 17h:  a participação presencial é limitada a 8 pessoas com reserva prévia obrigatória: info@museudelisboa.pt

Visita «D. Pedro IV: um herói no coração de Lisboa»

19 jul, 11h e 15h

29 ago, 15h30

10 out, 15h30

D. Pedro IV, rei de Portugal durante apenas dois meses - entre março e maio de 1826 -, protagonizou uma das maiores mudanças políticas de Oitocentos, dando início ao regime da monarquia constitucional. Nesta visita à exposição O monumento a D. Pedro IV, desvendamos a vida do homem cuja estátua se encontra no Rossio, coração de Lisboa, e as muitas vidas desse monumento, inaugurado em 1870.

>10 anos

Adquira os bilhetes em Blueticket.pt

Mais informações: servicoeducativo@museudelisba.pt ou 217 513 256

Lotação: 8 pessoas por visita