O Monumento a D. Pedro IV
16 Jul 2020 a 31 Jan 2021
Exposição temporária

Em 2020, celebra-se o bicentenário da Revolução Liberal de 1820, acontecimento que está na origem da Monarquia Constitucional, derradeira fase deste regime em Portugal. Celebram-se também os 150 anos da construção do Monumento a D. Pedro IV, erigido na antiga Praça do Rossio – rebatizada como Praça D. Pedro IV – e inaugurado a 29 de abril de 1870.

O Museu de Lisboa integra o programa Relembrar a Revolução de 1820 – Liberdade e Cidadania, liderado pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, que marca o ano de 2020 com um conjunto alargado de iniciativas. Numa lógica de complementaridade a esse programa, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta revisita o Monumento a D. Pedro IV, escultura pública que, não obstante ter sido materializada muito depois dos acontecimentos de 1820, está intimamente ligada a essa memória cívica do rei fundador do novo regime.

No piso superior do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta a exposição revisita a história de um monumento que levou mais de 35 anos a ser erigido. Para além de peças inéditas do acervo do Museu de Lisboa - caso dos testemunhos que foram colocados na base da estátua aquando da sua colocação sobre o pedestal e descobertos em 2001 -, a mostra conta com obras procedentes de outras instituições, como o Museu Nacional dos Coches, a Biblioteca de Arte da Fundação de Calouste Gulbenkian, a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e o Arquivo Histórico do antigo Ministério das Obras Públicas, hoje tutelado pela Secretaria-Geral da Economia.

16 julho 2020 a 31 janeiro 2021

O Museu de Lisboa encontra-se encerrado a partir de 15 de janeiro e esta programação foi cancelada no cumprimento das novas medidas de controlo da disseminação da Covid-19.

Bilhete normal 3€ (acesso a todo o espaço do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta)

Monumento de D. Pedro IV em Portugal: evocações do Rei-soldado

Por Augusto Moutinho Borges