O Presépio de Estremoz
01 Dez 2017 a 07 Jan 2018
Exposição temporária

A apresentação de três presépios de Estremoz no Museu de Lisboa – Santo António ilustra a extraordinária riqueza da criação barrista desta região alentejana. Revela também uma notável relação entre a representação da natividade em altar, característica da sua produção a partir de meados do século XX, com os tradicionais Tronos de Santo António, tão familiares aos lisboetas.

As peças foram cedidas temporariamente pelo Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho do Município de Estremoz, que prepara a candidatura do figurado de barro de Estremoz a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

1 de dezembro de 2017 a 7 janeiro de 2018
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Museu de Lisboa – Santo António, Largo de Santo António da Sé, 22, 1100-499 Lisboa | Tel: 218 860 447

Entrada 3,00€. Bilhete família 50% desconto (mínimo 1 adulto e 1 criança até 2 adultos e duas crianças), para maiores de 6 anos, marcação obrigatória: 217 513 200

Dias 1, 10 e 17 de dezembro, 11h30
Atividade para miúdos e graúdos: "Os presépios de barro"

O Natal está a chegar à cidade! As luzes enfeitam as ruas, as árvores decoram as casas… Este ano, propomos desvendar tradições de Natal, desde os tempos romanos até à atualidade.
Quantas figuras tem um presépio tradicional português? Nesta atividade, desafiamos miúdos e graúdos a olhar com os olhos bem abertos para os presépios portugueses e, dando largas à sua criatividade, a criar uma figura para a sua própria recriação do momento do nascimento de Jesus.

Entrada livre, sujeita a marcação: servicoeducativo@museudelisboa.pt

Integrado na programação Natal em Lisboa, da EGEAC Cultura em Lisboa.

Largo de Santo António da Sé, 22
Metro: Terreiro do Paço; Baixa-Chiado (linhas azul e verde);