O Santo faz anos

> 10 anos
Reserva obrigatória: servicoeducativo@museudelisboa.pt / +351 217 513 256

14, 21h30 LARGO STº ANTÓNIO
Santo António, Guerreiro de Deus, do realizador italiano Antonello Belluco | Projeção do filme ao ar livre
>12 anos
Entrada livre

15, 15h00 MUSEU DE LISBOA - SANTO ANTÓNIO

A Árvore da família | Atividade para famílias
> 4 anos
Reserva obrigatória: servicoeducativo@museudelisboa.pt / +351 217 513 256

15, 17h00 MUSEU DE LISBOA - SANTO ANTÓNIO
Best of Monstrinha | Festival de animação para miúdos e graúdos
> 4 anos
Entrada livre, sujeita à lotação

15, 21h30 IGREJA STº ANTÓNIO
Concerto de Raquel Tavares

> 10 anos
Entrada gratuita sujeita ao levantamento prévio de bilhete no Museu de Lisboa - Santo António, dia 15 de agosto, a partir das 10h00 (limitado a 2 bilhetes por pessoa | sujeito à lotação da igreja

O concerto será transmitido em direto no Largo de Santo António da Sé.

Santo António morreu em Arcela, próximo de Pádua, Itália, a 13 de junho de 1231. Os pedidos para que fosse considerado santo iniciaram-se imediatamente após a sua morte, tornando-se necessário reunir informações sobre a sua biografia para acompanharem o processo de beatificação. Sabe-se desde então que Santo António nasceu em Lisboa, em 1195, numa casa frente à Sé, onde foi batizado com o nome de Fernando. Viveu na cidade cerca de 20 anos: foi Menino do Coro na Sé e continuou a sua formação intelectual em São Vicente de Fora, junto dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Estudou depois em Coimbra, no Mosteiro de Santa Cruz, onde terá conhecido os franciscanos, de quem toma o hábito e a radicalidade da Ordem; muda o nome para António e muda de vida, tornando-se missionário em Marrocos, antes de partir para Itália e sul de França..
Uma tradição do século XVII estabelece o dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, como o dia do nascimento de Santo António, reforçando a sua grande devoção a Maria.