Obra em destaque: A Leitura – grupo do consultório do Professor Francisco Pulido Valente
12 Nov 2020 a 28 Mar 2021

O Museu de Lisboa, em parceria com a Fundação Francisco Pulido Valente, vai destacar a obra A Leitura – grupo do consultório do Professor Francisco Pulido Valente no circuito expositivo do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta até 28 de março de 2021.

Realizada pelo pintor Abel Manta em 1955 e doada à Câmara Municipal de Lisboa em 1983, a pintura retrata parte do grupo que, quase diariamente, se reunia no consultório daquele médico, sito na Rua Garrett, n.º 61.

Para além da exposição do quadro, incluem-se objetos pessoais e documentação inédita do espólio de Francisco Pulido Valente, que contextualizam aspetos da vida e da obra do anfitrião daquelas célebres tertúlias. A ocasião motivará ainda a publicação de um caderno com a biografia das personalidades retratadas e a realização de um ciclo de palestras dedicadas a diferentes temas e personagens desta icónica pintura da Lisboa dos anos 50, cujo calendário será anunciado em breve.

A Leitura - Grupo do Consultório do Professor Francisco Pulido Valente

Pintura

MANTA, Abel (1888-1982)

MC.PIN.0021

Museu de Lisboa

Até 28 de março de 2021

O Museu de Lisboa encontra-se encerrado a partir de 15 de janeiro no cumprimento das novas medidas de controlo da disseminação da Covid-19.

Bilhetes: 3 euros