Programa pós-parto - Lisboa Revela-se
12 Ago 2020

Desenvolvido em estreita colaboração com a fisioterapeuta Graça Lucena, que concebeu a ideia, este programa associa a recuperação do parto a uma experiência cultural num palácio setecentista.

Nesta terceira edição, o programa decorre no Museu de Lisboa-Palácio Pimenta e nos seus jardins, nos dias 12 de agosto, 16 de setembro e 7 de outubro.

As sessões do programa (com dinâmicas próprias), são em grupo e decorrem em ambiente confortável e descontraído, englobando um momento de revelação de histórias da cidade de Lisboa (que o museu encerra) e alguns exercícios e recomendações adequados à recuperação da mãe, cuidados com o bebé e, da família em geral (sem esquecer o pai!)

Muitas razões para vir

As vantagens são inúmeras, começando por valorizar o papel do património material e imaterial do museu como terapia por si só. Sair de casa, conviver, partilhar experiências e fazer um programa amigo de bebés num ambiente seguro, confortável e exclusivamente dedicado a este público são outras das boas razões para usufruir desta proposta.  Aqui pode comprovar a importância do toque e da massagem do bebé, melhorar as suas postura e forma física e aprender a descontrair física e psicologicamente. Tudo isto em espaços visualmente agradáveis, curiosos e desafiantes e, orientado por profissionais experientes.

Programa

Sempre à 4.ª feira, no período da manhã. Pode estender-se, em visita autónoma, aos jardins para além do horário definido.

1.ª sessão - 12 AGO - Das 11H00 às13H15

Lisboa revela-se. Os jardins do Palácio Pimenta

Relaxamento e meditação

Que histórias guardam os jardins de um palácio do século XVIII que hoje pertencem ao Museu de Lisboa?

Num passeio descontraído, onde os vossos bebés se sentirão embalados e confortados, propomos a descoberta de algumas destas histórias e a paragem para desfrutar de uma sessão de relaxamento e meditação, beneficiando desta atmosfera de cultura e natureza.

2.ª sessão - 16 SET – Das 11H00 às 13H15

Lisboa revela-se. Entre o Rossio e o Terreiro do Paço

Postura e forma física

Que figuras históricas são homenageadas nas duas principais praças da capital do reino? E que histórias e aventuras estes monumentos encerram? Descobertas a fazer numa breve visita ao Palácio em que as orientações terapêuticas para melhorar e corrigir a postura durante o transporte dos vossos bebés começam logo na subida da escadaria nobre do Palácio Pimenta.

No jardim, junto à natureza, partilham-se estratégias para evitar as dores nas costas e promover uma postura adequada. A aprendizagem de exercícios simples ajuda a reforçar os músculos, potenciando o bem-estar geral.

3.ª sessão - 7 OUT – Das 11H00 às 13H15

Lisboa revela-se. Mãe e filha no Terreiro do Paço

Massagem e desenvolvimento do Bebé

Inspirados numa cena pública representada numa pintura de meados do século XVII e nas figuras históricas que nela se descobrem, a maternidade é pensada em comparação com outros tempos e outras mentalidades. A breve visita à exposição permanente e ao terraço do primeiro piso permite ainda conhecer um pouco mais do Palácio Pimenta e da sua história.

Os laços afetivos entre a mãe (ou o pai) e o bebé serão reforçados através do toque e do contacto visual. A massagem pode ser usada também como terapia para melhorar a função digestiva e respiratória do bebé, contribuindo ainda para o seu desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo.

Destinado a:

Preferencialmente a mães e bebés - após o 1.º mês e até ao 6.º mês. A 2.ª sessão é direcionada exclusivamente para mães.

Número limite de participantes: 8 pares de mãe (pai)/bebé (com adequação do número de intervenientes em simultâneo, sempre que necessário, respeitando as indicações de segurança em vigor)

Nota: Poderão ser incluídos excecionalmente outros membros da família. Mencionar essa informação na inscrição e aguardar a confirmação. As sessões funcionam autonomamente

Material necessário:

Roupa e calçado confortáveis para ambos.

Formulário de inscrição: https://forms.gle/AtKos4tVtGj3urv48

Reserva e informações: servicoeducativo@museudelisboa.pt

Existe um número limitado de vagas por sessão, preenchidas por ordem de inscrição. As restantes inscrições serão colocadas em lista de espera e a sua participação condicionada a desistências.

Preço: 5,00 € por adulto (com descontos e isenções previstas)