Programação digital | ABRIL
03 Abr 2021 a 27 Abr 2021

3 ABR · 16H30 · FACEBOOK
Apresentação de exposição fotográfica
Os Espacialistas no Teatro Romano. O lugar de onde se vê o Tempo, o Corpo, o Espaço
Uma apropriação do sítio arqueológico pelo corpo humano, uma nova habitabilidade criada nas ruínas, o lugar de onde se percebe o tempo, mas também o corpo e um espaço infinito para olhar e de novo habitar.

 

7 ABR · 18H · FACEBOOK
Conversa Duas Inscrições de Olisipo, com José d’Encarnação
Tendo como convidado José d’Encarnação, dá-se a conhecer uma das mais importantes inscrições romanas descoberta recentemente em Lisboa.
Ciclo de conversas da exposição Arqueologia da Rua da Saudade. Um templo (?) romano na cidade
 

 

10 ABR · 15H · ZOOM
Oficina para famílias Insetos, para que vos queremos?
A pensar nos mais novos que estão em casa, o Serviço Educativo do Museu de Lisboa preparou um programa de oficinas e atividades gratuitas, em direto, através do Zoom. Para participar, as famílias só têm de se inscrever (reservas@museudelisboa.pt) e aguardar pelo nosso email com link e lista de materiais necessários (materiais que temos habitualmente em casa, não terão de comprar nada).
Desafiamos as famílias a um exercício de reconhecimento, observação e descoberta das hortas como lugares habitados por uma extraordinária e surpreendente biodiversidade. Os insetos são parte importante dos nossos ecossistemas, controlando pragas e promovendo a polinização. Para contribuirmos para a sua existência vamos fazer abrigos para insetos a partir de objetos que todos temos em casa e das recolhas feitas nos jardins da proximidade.

 

 

10 e 17 ABR · 15H30 · FACEBOOK   
Sessão de Leitura | Ecotemporâneos

Ecotemporâneos partilham um mesmo tempo (contemporâneo) e um mesmo espaço (meio ambiente) em torno do acesso à literatura e da relação desta com o lugar.
Ecotemporâneos é uma comunidade de leitura em espaços verdes da cidade de Lisboa. Em cada sessão, conhecemos a história daquele jardim pelo seu jardineiro e um convidado especial escolhe um livro que será apresentado e discutido ao vivo, assim como a relação entre o livro e  aquele jardim. Alguns livros serão impressos em braille, outros distribuídos de forma gratuita e haverá tradução para língua gestual portuguesa, tornando acessível a leitura e o diálogo a todos os presentes.
Um projeto que procura a ocupação de espaços verdes da cidade, promovendo a sua acessibilidade e fruição, através da criação de uma comunidade de leitura inclusiva e acessível. E questionamos: pode a leitura tornar-se um gesto reflexivo em torno da atualidade e da biodiversidade e, simultaneamente, ser um gesto amplamente inclusivo e artístico?
Programação EGEAC – Gabinete de Programação em Espaço Público

 

 

12 ABR · 10H · FACEBOOK
Doação Prazeres Costa - publicação
A reabertura do Museu de Lisboa - Santo António vem com novidades na exposição permanente. Apresenta várias peças originais e inéditas, como um Santo António oferecido pela artesã Prazeres Côta e que veio enriquecer o acervo do Museu dedicado ao artesanato português, mas também convida a descobrir as festas de Santo António no mundo e muitas outras facetas deste santo tão popular.

 

 

13 ABR · 10H · FACEBOOK
Inauguração Teatro D. Maria II - publicação
A partir de uma obra do acervo do Museu de Lisboa, assinala-se o 175.º aniversário da inauguração do Teatro D. Maria II, marca incontornável do regime liberal no País e edifício que ajudou a fazer do Rossio o verdadeiro centro de Lisboa no século XIX.
 


14 ABR · 18H · FACEBOOK
Conversa com o colecionador Alexandre Correia
Conversa que alia a recolha de peças antonianas ao estudo e investigação dos artesãos portugueses. Nas palavras do colecionador, esta coleção é o resultado de uma história de amor entre um avô, um neto e Santo António. Em conversa exclusiva, em direto, no Facebook.
 

 

18 ABR · 16H30 · FACEBOOK
Apresentação do Roteiro Percursos em Felicitas Iulia Olisipo
Apresentação do novo roteiro do Museu de Lisboa - Teatro Romano: À descoberta de Felicitas Iulia Olisipo. 
Em quatro percursos percorrem-se locais emblemáticos da cidade romana, não apenas os que estão preservados em museus e núcleos arqueológicos, mas - e é essa a grande novidade - sítios que permanecem escondidos sob os nossos pés. Afinal, não é preciso ser arqueólogo para ficar a conhecer alguns segredos da cidade.

 


20 ABR · 18H · FACEBOOK
A planta de Silva Pinto e as hortas de Lisboa
Ciclo de conversas exposição Hortas de Lisboa
A quinta conversa no âmbito da exposição «Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI» debruça-se sobre o primeiro levantamento da planta de Lisboa realizado no século XX, entre 1904 e 1911, pelo engenheiro Silva Pinto.
Refletindo sobre convergências, permanências e ruturas no território da cidade, Teresa Marat-Mendes e Mariana Sanchez Salvador conversam com os comissários da exposição sobre a legenda desta Planta e a representação das hortas.
Em direto no Facebook do Museu de Lisboa

 

 

21 ABR · 10H · FACEBOOK
Carlos Calvet - publicação
O arquiteto, pintor e artista plástico Carlos Calvet faleceu neste dia há sete anos. Para assinalar esta data, o Museu de Lisboa destaca uma das mais emblemáticas pinturas deste artista que faz parte do nosso acervo - uma inconfundível Vista de Lisboa, desde o topo do Parque Eduardo VII. 

 


21 ABR · 18H · FACEBOOK
Ciclo de palestras À Mesa no Teatro Romano
Uma mesa para um Império: globalização e cosmopolitismo em Roma
por Inês de Ornelas e Castro

Dando especial atenção à cultura romana, o Museu de Lisboa - Teatro Romano apresenta, entre abril de 2021 e março de 2022, um conjunto de palestras, À Mesa com o Teatro Romano, e diversas atividades, que abordam o tema da alimentação. Como início desta viagem sobre a gastronomia clássica, a historiadora Inês de Ornellas fala-nos do primeiro livro de gastronomia da nossa civilização.

Uma mesa para um Império: globalização e cosmopolitismo em Roma é o título da palestra que marca o início do ciclo. À luz de fontes escritas (em particular o receituário atribuído a Apício) e iconográficas, pretende-se refletir sobre a evolução das práticas alimentares e modelos de comensalidade nascidos em Roma e sobre o diálogo proporcionado pela expansão no Mediterrâneo num período em que houve grandes alterações (I a.C.-V d.C).
Participação gratuita, sujeita a uma lotação reduzida e a reserva: reservas@museudelisboa.pt
A palestra será também publicada no Facebook do Museu de Lisboa

 


24 ABR · 16H · FACEBOOK
LU.GAR.OCULTO.LX podcast
A partir de um itinerário da autoria do Museu de Lisboa - Teatro Romano e em conjunto com “Memoria Imaterial” nasceu LU.GAR.OCULTO.LX, um percurso em formato de podcast.
É um convite a acompanhar virtualmente o visitante por uma área da cidade, percorrendo-a longa e demoradamente, ficando a conhecer algumas das histórias escondidas por trás de um nome. Parte-se da toponímia para, percorrendo ruelas, becos e vielas, caminhos mais ou menos largos, mais ou menos estreitos, escadinhas e calçadas, se conhecer a cidade de uma forma distinta, abraçando histórias de vida, voos de imaginação, lendas e passagens literárias, interferências musicais e ambientes sonoros.
Participação presencial (11h) com reserva obrigatória: reservas@museudelisboa.pt

 


25 ABR · 10H · FACEBOOK
Abel Manta – Revolução dos Cravos, publicação
O dia 25 de abril de 1974 foi comemorado de muitas formas ao longo de 47 anos. Nesta data marcante, o Museu de Lisboa comemora a Revolução dos Cravos através de um dos artistas que mais se notabilizou pela crítica social e política ao Estado Novo: Abel Manta.

 


28 ABR · 10H · FACEBOOK
Leopoldo de Almeida, publicação
A Câmara Municipal de Lisboa é detentora da maior coleção de escultura de Leopoldo de Almeida, nome incontornável da história da escultura portuguesa durante as décadas centrais do século XX. Para homenagear a sua vida e obra, o Museu de Lisboa destaca uma das peças de maior alcance simbólico e monumentalidade: a representação figurada da Soberania, obra que figurou com grande destaque na Exposição do Mundo Português de 1940.

 


28 ABR · 18H · FACEBOOK
Conferência de Barros Veloso
O papel de Francisco Pulido Valente na história da medicina moderna
Ciclo de conferências A Leitura – grupo do consultório do Professor Francisco Pulido Valente, quadro de Abel Manta
Em direto na Facebook do Museu de Lisboa

 


Minidocumentários

 

20 ABR · 10H · FACEBOOK
As profissões medievais
Como eram os trabalhadores e trabalhadoras na época medieval? Neste minidocumentário, vamos desvendar as profissões da Lisboa do século XI e XII, época em que Santo António viveu na cidade.

 


30 ABR · 18H · FACEBOOK
Lendas e histórias de Lisboa
Os Mártires da Pátria
Sabe porque se chama «Campo dos Mártires da Pátria» ao sítio de Lisboa que já teve o nome de Campo de Santana? No mês em que comemoramos a liberdade, recordamos outras revoluções.

 

 

As nossas rubricas mensais

 

1 ABR · 10H · FACEBOOK
Meu Querido mês… abril
Nesta rubrica, o Museu de Lisboa - Teatro Romano dá a conhecer as principais festividades que, em época romana, se realizavam em cada mês. Aprilis é o mês da cidade de Romana pois foi neste mês, no longínquo ano de 753 a.C. que, segundo dizem, a cidade foi fundada. Mas é também o mês em que se veneram muitas divindades, como Vénus, Pales, Ceres ou Flora.

 

 

5 ABR · 10H · FACEBOOK
Peça Mistério
Ao longo dos tempos, algumas profissões tinham emblemas específicos, sinais distintivos e facilmente reconhecíveis pelos pares, mas também pelos habitantes comuns da cidade. Neste dia, o Museu de Lisboa dá a conhecer uma dessas peças. Sabe quem eram os profissionais que as envergavam nas ruas de Lisboa?
 

 

11 ABR · 20H · FACEBOOK
À Mesa com o Museu de Lisboa
Patina desenformada doce
Gostaria de saber fazer uma receita de época romana? É isso mesmo que lhe mostramos. Uma receita intemporal que deliciou matronas e senadores e que o pode deliciar também a si. Vai querer experimentar?

 



26 ABR · 10H · FACEBOOK
Culto de Santo António pelo Mundo
Festa de Santo António na Índia
A festa de Santo António na Índia adquire características específicas e é bem demonstrativa do sincretismo com que se revestem as cerimónias dedicadas a Santo António nas diferentes partes do mundo. Aqui a fé, a cor e a música predominam nas celebrações festivas.

 


27 ABR · 10H · FACEBOOK
12 Meses, 12 Histórias
Em abril, trazemos uma nova história sobre o Teatro Romano de Lisboa. Mais do que uma história é uma enorme e curiosa coincidência. Sabia que foi precisamente 50 anos depois da descoberta da cidade de Pompeia que ocorreu a descoberta do teatro de Lisboa?
Contamos-lhe tudo nesta nova história que o Museu de Lisboa - Teatro Romano lhe traz.