Programação digital - fevereiro 2020

O Museu de Lisboa adaptou a programação e, apesar de estar com os seus espaços encerrados, continua em contacto com o seu público através de vários conteúdos digitais: visitas guiadas, palestras, minidocumentários, pequenas e grandes histórias da cidade contadas pelas nossas peças e pelas pessoas da equipa do Museu de Lisboa.

Acompanhe a programação digital no Facebook do Museu de Lisboa

   

1 fevereiro, 10 h - O Regicídio

Neste mesmo dia, 1 de fevereiro, no ano de 1908, pouco depois das 17 horas, D. Carlos (r. 1889-1908) e o príncipe herdeiro Luís Filipe (1887-1908) foram assassinados na Rua do Arsenal, em Lisboa.

Assinalamos a data com uma fotografia dos seus túmulos, do acervo do Museu de Lisboa. 

  

3 fevereiro, 10 h - Meu querido mês... fevereiro

Dedicado a Februs, deus da Morte e da Purificação, fevereiro já foi o último mês do calendário. Conheça as celebrações mais relevantes deste mês no calendário latino, algumas ainda hoje celebradas no calendário cristão, nesta rubrica «Meu querido mês…”, do Museu de Lisboa - Teatro Romano.

     

4 fevereiro, 10 h - Peça em destaque

 «O Milagre da Bilha», uma peça em barro patinado da Fábrica Bordallo Pinheiro, de 1908, é a peça em destaque este mês, pelo Museu de Lisboa - Santo António. Uma oportunidade para ficarmos a saber mais sobre este episódio da vida de Santo António.

   

6 fevereiro, 16 h - Palestra Monumento de D. Pedro IV em Portugal: evocações do Rei-soldado

Por Augusto Moutinho Borges (CLEPUL-UL) e António Pereira de Lacerda (Eng. Civil), no âmbito da exposição «O Monumento a D. Pedro IV» (no Rossio), que esteve patente no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta até 31 de janeiro de 2021

 

7 fevereiro, 16 h - Minidocumentário Escavações Arqueológicas no século XX no Teatro Romano
Nesta série de minidocumentários que desvenda pormenores sobre várias campanhas de escavações no Teatro Romano de Lisboa, partilhamos os achados encontrados em 2005 e como um achado surpreendente nos revela testemunhos de uma vivência curiosa do pós-terramoto de 1755 no local.



14 fevereiro, 11 h - Dia dos Namorados

Num link que lhe daremos no Dia dos Namorados, ficará a conhecer as sortes e tradições de Santo António casamenteiro para dar uma ajuda até aos solteirões mais céticos.

Virar o Santo António para a parede, pô-lo no congelador ou num copo de água, ou tirar-lhe o menino Jesus são algumas das inúmeras tradições cumpridas um pouco por todo o mundo para encontrar namorado/a ou noivo/a. Neste link, descobrirá o que a sorte lhe reserva: www.o-dia-dos-namorados-e-no-santo-antonio.pt

 

15 fevereiro 11 h - Minidocumentário da Profissões

Em frente à Casa dos Bicos, onde hoje nos sentamos em esplanadas e as crianças brincam no jardim, já se realizou o mercado da Ribeira Velha. Muitos seriam os estivadores e as vendedeiras que se cruzavam. As profissões de Lisboa do século XVI continuam ligadas ao artesanato e à vocação portuária e comercial da cidade. Conheça alguns destes ofícios e profissões.

 

16 fevereiro, 11 h - Carnaval

Uma aguarela do acervo do Museu de Lisboa revela dois protagonistas do carnaval lisboeta de finais do século XIX e inícios do século XX, onde confluíam diferentes tradições nas ruas da cidade.

    

17 fevereiro, 18 h - Ciclo de palestras O Rio Como Horizonte, em direto

Metamorfoses da cidade portuária: transformações da relação entre a cidade e o porto de Lisboa

Por João Figueira de Sousa, professor Associado do Departamento de Geografia e Planeamento Regional e do Instituto de Dinâmica do Espaço da FCSH da Universidade Nova de Lisboa

     

19 fevereiro, 10 h - Arquiteto Pardal Monteiro

O Museu de Lisboa destaca um dos primeiros e menos conhecidos projetos de Porfírio Pardal Monteiro, o “arquiteto de Lisboa”, no momento em que passam cem anos sobre este pioneiro e nunca realizado plano urbanístico para Belém.

     

21 fevereiro, 10 h - Conheça a Nossa Equipa

Carlos Loureiro dedica-se, desde 1987, à criação de maquetas e à modelação e reconstituição 3D de edifícios e zonas da cidade. 

Nesta rubrica, o Museu de Lisboa dá a conhecer as pessoas e as diversas profissões que o compõem. 69 elementos que trabalham nos bastidores para que os nossos espaços estejam sempre prontos a receber os visitantes.  

 

23 fevereiro, 18 h - Hortas de Lisboa, palestra em direto

O programa paralelo da exposição Hortas de Lisboa mantém-se através das redes sociais, desta vez, com a palestra Almoinhas na Lisboa Medieval proferida por Luís Ribeiro Gonçalves

     

25 fevereiro, 10 h - vídeo 12 Meses, 12 Histórias

No segundo episódio desta série, recuamos até 1965 para contar a singular história de um homem que queria fazer da sua casa um museu no preciso local onde hoje se situa o Museu de Lisboa - Teatro Romano.


25 fevereiro, 18 h - vídeo Hora de Baco

A já habitual Hora de Baco, do Museu de Lisboa - Teatro Romano, não deixa de acontecer enquanto estamos em casa. Os convidados deste mês são os músicos Alex & Zé Manel (voz, guitarra, guitarra elétrica e guitarra portuguesa)

«Alexandre Monteiro e José Manuel Neves Francisco cresceram em Lisboa entre a Graça, Alfama, o Castelo, a Sé e a Mouraria. Aí ouviram as primeiras músicas pop, fado, rock, intervenção, popular portuguesa. Ambos quiseram tocar um pouco de tudo, e descobriram que a música iria fazer sempre parte das suas vidas.  O tempo separou-os, mas continuaram o seu percurso musical. Foi com a abertura do Museu de Lisboa - Teatro Romano, na Hora de Baco, que a música os voltou a juntar. Pedimos então que cantassem as suas histórias de vida nas memórias de uma Lisboa musical dos anos 60 e 70.

 

 

 LISBOA PARA MIÚDOS

 

2 fevereiro, 10 h - Jogo dos Pares

Temos um desafio para todos. Jogar. A partir das profissões antigas da cidade, da procissão de Santo António e das representações tradicionais do nosso Santo, desafiar a memória.

 

5 fevereiro, 10 h - Que palavras colho na horta? 

Oficina de leitura e escrita criativa a partir do universo da horta

 

8 fevereiro, 10 h - Puzzle do Teatro Romano
Sabe como seria entrar num teatro romano? Propomos um puzzle que nos transporta para esse espaço através da reconstituição de uma das duas entradas monumentais (os aditi maximi) do teatro romano de Lisboa (perspetiva de nascente para poente do aditus maximus do lado nascente).

 

12 fevereiro, 16 h - Entro eu e saio romano

Em vídeo, o Museu de Lisboa ensinará como vestir uma toga romana e como fazer joias. Com muita criatividade, desafiamos os mais novos a viver o Carnaval à romano.

 

13, 20, 27 fevereiro - LISBOA EM CASA, oficinas e atividades no Zoom

A pensar nos mais novos que estão em casa, o Serviço Educativo do Museu de Lisboa preparou um programa de oficinas e atividades gratuitas, em direto, através do Zoom. Para participar, as famílias só têm de se inscrever (reservas@museudelisboa.pt) e aguardar pelo nosso email com link e lista de materiais necessários (materiais que temos sempre em casa).

13 FEV  · 15 h  · PRÍNCIPES E PRINCESAS, CONDES E CONDESSAS A Vida no Palácio

20 FEV  · 15 h  · SCRIPTORIUM Os Monges Copistas da Idade Média

27 FEV  · 15 h  · UMA QUESTÃO DE SORTE? Jogos Romanos

 

27 fevereiro, 16 h - As aventuras do Zé Brócolo no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Acompanhe as aventuras do Zé Brócolo no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, numa visita à exposição Hortas de Lisboa e passeio pelo jardim Bordalo Pinheiro.        

 

28 fevereiro, 16 h - Minidocumentário Natureza a preto e branco, exposição Hortas de Lisboa