Saturnalia
07 Dez 2019

Em época romana, o festival da Saturnalia, celebrado entre 17 e 23 de dezembro, era dos mais desejados e, segundo o poeta Catulo, a Saturnalia era “o melhor dos dias”.
A designação deriva do deus Saturno que protege os trabalhos agrícolas e as boas colheitas. Não é de estranhar que, quando o ciclo das plantações terminava e ocorria o solstício de dezembro, esta data fosse celebrada. Curiosamente, era hábito pôr-se em época romana de máscaras em árvores. A ornamentação das árvores constitui-se, assim, como uma celebração à fertilidade da natureza. A oferta de presentes aos familiares e a celebração com um grande repasto instituía a Saturnalia como uma festa da família.

15h30 Visita guiada “O Teatro Romano de Felicitas Iulia Olisipo

16h30 Oficina de dança: em honra da Saturnalia (grupo Terpsichore)

17h30 Inauguração Escultura Segmento Volátil de Diogo Gonçalves

18h00 Bebamos em honra de Saturnalia