Theatrum Mundi
02 Jul 2019 a 31 Ago 2019
Exposição temporária

“Há pessoas que constroem as suas histórias com palavras, novelistas, ensaístas, historiadores … articulam as suas ideias com letras, contruindo ambientes e situações. Nós queremos descrever a História do Teatro de Mérida com imagens, relatando o seu nascimento e a sua viagem até à atualidade. Deste modo, somos como fotógrafos viajantes no tempo que retratam as faces originais do teatro construindo um relato com imagens que facilmente são entendíveis por todo o tipo de público”.

A Arquitetura do Teatro Clássico de Mérida, como cenário vivo e universal com mais de 2000 anos de antiguidade, é o arquétipo arquitetónico de como eram os edifícios teatrais em época romana. A qualidade e autenticidade dos vestígios arqueológicos que chegaram até nós, assim como as distintas restaurações que sofreu, permitem-nos disfrutar do espaço romano nos Festivais de Teatro Clássico de Mérida, e o seu melhor conhecimento permite-nos valorizar esta joia Arquitetónica.

A exposição contempla várias imagens. As mais impactantes são as referentes às reconstituições, onde se mostra como era o teatro em época romana. Em outras imagens podemos ver o lento e complexo processo de restauro que o monumento sofreu ao longo de quase um século.

A semelhança entre o Teatro de Felicitas Iulia Olisipo (Lisboa) e o de Mérida é tão evidente que, ao olhar as imagens de reconstituição do teatro emeritense somos transportados para o Teatro de Lisboa. As mesmas soluções, a mesma cor, iguais técnicas, semelhantes materiais.

A escavação efetiva do Teatro de Lisboa apenas se iniciou em 1964 e nunca foi alvo de trabalhos de reconstituição. Deste modo, a exposição que agora se apresenta é ainda mais pertinente pois permite perceber e imaginar como seria o Teatro de Lisboa.

Exposição itinerante inserida na Mostra Espanha 2019, organizada pelo Consorcio Patronato do Festival Internacional de Teatro Clásico de Mérida

Inauguração oficial: 15 julho, 18h00

2 julho - 31 agosto, 10h00-18h00 (última entrada 17h30)