TREZENA A SANTO ANTÓNIO
01 Jun 2017 a 13 Jun 2017

PROGRAMA PDF

Integrada nas Festas de Lisboa, a Trezena a Santo António conta com percursos pela cidade, visitas temáticas, atividades para famílias, uma exposição de Tronos de Santo António e ainda um concerto por dia, no Museu de Lisboa – Santo António e na Igreja de Santo António.

ATIVIDADES

CULTO A SANTO ANTÓNIO - IMAGENS AFRICANAS | 3 DE JUNHO, 11H

A partir da recém-adquirida escultura de Santo António, Toni Malau ou Santo António da Boa Sorte e de outras imagens com origem em África e no Brasil, propomos uma viagem pelo culto ao Santo no continente africano.

Visita guiada; máx. 30 participantes, para maiores de 8 anos

MILAGRES? SÓ PODIAM SER DE SANTO ANTÓNIO! | 4 DE JUNHO, 11H

Conhece os milagres de Santo António? E como chegaram até nós?As respostas estão na coleção do Museu que iremos explorar nesta visita-oficina.

Atividade para famílias; máx. 30 participantes, para maiores de 4 anos

VAMOS SARDINHAR | 4 DE JUNHO, 15H E 11 DE JUNHO, 11H

A sardinha é um dos símbolos dos Santos Populares, eternizado há muito pelos “santos” alfacinhas. Desafiamos os lisboetas a desenhar, ilustrar, colar ou pintar a sua sardinha num desafio à criatividade e ao trabalho em família.

Atividade para famílias; máx. 30 participantes, para maiores de 4 anos

O SANTINHO DE LISBOA | 10 DE JUNHO, 11H

Conhece as tradições do Santo de Lisboa? Porque é que lhe chamamos o Santo casamenteiro?

Iremos descobrir estas e outras tradições do Santo mais querido de Lisboa.

Visita guiada; máx. 25 participantes, para maiores de 12 anos

SELFIE PAPER DE SANTO ANTÓNIO | 10 DE JUNHO, 15H

Depois de em fevereiro desafiarmos os casais a partir à descoberta de Alfama e do Santo António e a tirar selfies românticas e originais, o desafio destina-se às famílias: um percurso que começa no Museu de Santo António e parte à descoberta do Santo pelos bairros de Alfama e da Mouraria, tirando as selfies mais very tipical que conseguirem, dentro do espírito dos santos populares. Há prémios (abençoados) para os vencedores.

Atividade para famílias; máx. 30 participantes, para maiores de 6 anos

A VER PASSAR A PROCISSÃO DE SANTO ANTÓNIO | 11 DE JUNHO, 14H30

Nesta visita-percurso ficaremos a conhecer os caminhos desta procissão lisboeta que parte da Igreja do Santo e passa pelas ruas de Alfama, onde serão incluídos os andores dos santos padroeiros das igrejas locais.

Visita guiada-percurso; máx. 30 participantes, para maiores de 6 anos

EXPOSIÇÃO TRONOS DE SANTO ANTÓNIO

A terceira edição da renovada tradição Tronos de Santo António irá decorar as portas e janelas da cidade. Vá para a rua e descubra os mais de 200 tronos que se podem encontrar em cada esquina.

IGREJA DE SANTO ANTÓNIO

1 DE JUNHO, 19H: Luísa Amaro e Victor de Sousa, Música e poesia

2 DE JUNHO, 19H: Coro Solemnis, Música Sacra

3 DE JUNHO, 20H: Miguel Ângelo, Música