Esta obra, representando um pormenor da Praça dos Restauradores, reflete uma época em que se assiste à valorização dos espaços públicos, com a criação de zonas arborizadas, nas quais é introduzido o conceito de mobiliário urbano. Ao fundo, a fachada do então recém inaugurado Hotel Avenida Palace.
Deve-se à Real Companhia dos Caminhos-de-ferro Portugueses a encomenda, ao Arqt.º José Luís Monteiro, de um projeto para um edifício anexo à Estação Central de Lisboa (inaugurada em 1890), destinado aos serviços administrativos da companhia e no qual seria igualmente considerada a instalação de um restaurante de luxo.
Após a inauguração das linhas do Sul e o do Oeste, a intensificação do tráfego ferroviário impôs a necessidade de novos recursos hoteleiros. Neste contexto, a companhia Waggons Lits apresentou à Real Companhia dos Caminhos-de-ferro Portugueses a proposta de construção de um grande hotel de estação, ficando a exploração a seu cargo.
A 10 de Outubro de 1892 foi inaugurado o Grande Hotel Internacional que, um ano depois, passaria a chamar-se Hotel Avenida Palace.
Contacto geral
Núcleo-Sede: Palácio Pimenta
Campo Grande 245, 1700-091 Lisboa
Tel: 217 513 200
info@museudelisboa.pt
facebook