Carta Topográfica da cidade de Lisboa

Filipe Folque (levantamento)

1871

Litografia

Dim.: 1230 X 700 mm

MC.GRA.480

Palácio Pimenta

Redução litográfica publicada em 1871, da Carta Topográfica de Lisboa de 1856, levantada por Filipe Folque, relativamente à qual apresenta algumas retificações, nomeadamente, os melhoramentos na margem fluvial entre Alcântara e Santos o Velho.  

O desenvolvimento da capital entre 1850 e 1870 foi mais orgânico do que planeado, não obstante o município tivesse intenção de programar uma Lisboa moderna. Neste contexto, a Direção dos Trabalhos Geodésicos, Cadastrais e Topográficos do Reino foi encarregue de proceder a um levantamento exato da cidade de Lisboa. Os trabalhos, que decorreram sobre a orientação de Filipe Folque, foram adjudicados a C. Pezarat, F. Goullard e C. Goullard, deles resultando 65 folhas de levantamentos topográficos efetuados entre 1856 e 1858.      

A cidade representada nesta carta não difere grandemente da que foi levantada sob a direção de Duarte José Fava em 1807, verificando-se apenas algumas alterações pontuais ao nível da sua fisionomia (zonas ajardinadas, melhoramentos viários) e dos seus limites.