Desembarcacion de SV. M. en Lisboa

Domingos Vieira (desenho)

Iom Schorquens (gravura)

1622

Gravura

Dimensões: 340 x 690 mm

MC.GRA.1404

Palácio Pimenta

Representação do desembarque de Filipe III de Espanha (Filipe II de Portugal) no Terreiro do Paço, em 29 de Junho de 1619, inserida na obra de João Baptista Lavanha, “Viagem da Catholica Real Magestade del Rey D. Filipe III” (1622). 

Centrada no Terreiro do Paço, abrange parte da cidade de Lisboa desde a casa do Marquês de Castelo Rodrigo, a ocidente, até à zona do mercado da Ribeira Velha, a oriente. No canto superior esquerdo, cartela com inscrição em castelhano, referenciando diversos edifícios e locais, numerados na gravura .

Para a entrada régia de Filipe III de Espanha em Lisboa, obedecendo a um programa marcado por um excêntrico aparato cenográfico de alegórico significado, os mais emblemáticos edifícios e as principais ruas da cidade foram decoradas com estatuária monumental e arcos triunfais de características efémeras, bem visíveis no Terreiro do Paço. De salientar a imponência da fachada retabular maneirista, de arquitetura efémera, aposta sobre a frontaria da Igreja de Santa Maria Maior (Sé).