Imagem de Santo António

Produção de Estremoz

Séc. XX

Barro policromado

Dimensões: A 310 X L 120 mm

MA.CER.40

 

Santo António

Imagem modelada em barro, pintada em policromia e assente sobre base alta de encostar. 

Santo António é representado em pé, segurando na mão esquerda o livro sobre o qual está sentado o Menino Jesus. A posição do braço direito sugere ter segurado com a mão uma haste de açucenas ou crucifixo, outros dos atributos deste santo. O menino segura a esfera mundi. Ambas as imagens possuem aureolas pintadas de dourado, com linhas incisas que convergem para o centro, desenhando um motivo radiante.

Iconograficamente, Santo António é representado com os seguintes atributos: as chamas, a flor-de-lis, o crucifixo florido, os peixes a quem este pregou e um macho ajoelhado perante a hóstia, alusivo a outro dos seus milagres. Noutras representações aparece com um livro na mão, numa alusão à sua posição como doutor da Igreja, e com o Menino Jesus em cima, símbolo das suas aparições.

A produção de Estremoz está associada a uma produção de cariz popular, na qual surgem algumas peças de devoção. Esta, ligada ao culto antoniano, responde à tradição, seguida por muitos devotos, de recriar pequenos altares nas suas próprias casas. 

Nesta tipologia de peças, a cabeça, os pés ou os atributos são, geralmente, amovíveis, sendo retirados e guardados até o devoto satisfazer o desejo pedido. Tal facto justifica o desaparecimento de alguns elementos na maioria destas obras.