Milagre da Eucaristia

Autor desconhecido

Séc. XVII

Óleo s/ madeira

Dimensões: 1130 X 995mm

MA.PIN.20

Santo António

Representação do Milagre da Eucaristia popularmente conhecido como Milagre da Burra. No lado direito da composição vê-se a figura de Santo António, envergando dalmática e manipulo sobre o braço esquerdo, apresentando a Hóstia Consagrada à mula, que se ajoelha perante o ato eucarístico. A seu lado, dois frades franciscanos ajoelhados e, no lado esquerdo da composição, dois soldados empunhando espadas.

No ano de 1227, pregava Santo António sobre o Santíssimo Sacramento em Toulouse, quando um homem se levantou afirmando não acreditar na presença de Cristo na Hóstia Consagrada, justificando que, se assim fosse, a sua presença deveria ser sentida por todas as criaturas viventes. Propõe então trazer a sua mula - caso o animal a respeitasse, acreditaria no Senhor e na sua fé. 

Santo António, após ouvir uma inspiração divina, resolve aceitar a proposta do homem. Passaram-se três dias e a multidão aglomerou-se na praça, para conferir o resultado do desafio do homem infiel. Enquanto Santo António caminhava com o Santíssimo Sacramento, todos os católicos se colocavam de joelhos rezando. Chega, então, o homem infiel com a sua mula que, ao aproximar-se do Santíssimo, milagrosamente se ajoelhou.