Prospect der stadt Lisabona (Depoimento sobre a cidade de Lisboa)

Johann Goltfried Beck

Séc. XVIII (2ª metade)

Gravura

Dimensões: 500 X 370 mm

MC.GRA.1905

Palácio Pimenta

Gravura apresentando uma descrição sobre os efeitos do Terramoto de 1755 e as medidas que foram postas em prática para combater os três males que mais vitimavam a população: a peste, a fome e os vadios que atacavam a vida e a propriedade alheias. É ainda representada, em último plano, a cidade antes da catástrofe, como contraponto à cidade agora arruinada. 

No campo inferior, depoimento sobre a cidade, em alemão, com legenda remissiva para cada um dos quadros representados: “1. A cidade de Lisboa em prosperidade 2. a sua ruína 3. as sentinelas 4. os bandidos e ladrões que se querem enriquecer 5. ladrões de rua 6. uma freira resgatada das ruínas 7. cadáveres de capuchinhos a serem retirados 8. mortos a serem tirados das ruínas 9. tribunais 10. bandidos e assassinos a serem levados para a forca e a fogueira 11. assistência por parte do clero 12. lamentações sofridas de homens mulheres e crianças 13. mensageiro de Lisboa”.

Esta peça faz parte de uma série de 31 gravuras da Colecção de Augsbourg, integradas no acervo por doação conjunta da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e do Jornal Público.