Saltar para o conteúdo

No elevador da Sé: Uma viagem pela história de Lisboa

Arqueologia no Bairro

16 dez 202118h – 19h

Por José Sendas

Entrada gratuita, mediante inscrição: 218 172 180

No elevador da Sé: uma viagem pela história de Lisboa, pelo arqueólogo José Sendas, é o tema desta sessão de Arqueologia no Bairro.

Uma oportunidade para saber mais sobre os trabalhos arqueológicos realizados pela empresa Arqueologia e Património, entre agosto de 2016 e março de 2017, no âmbito da primeira fase de escavação do subsolo a afetar pela construção de um elevador projetado pelo Atelier Bugio e promovido pela EMEL, projeto integrado no Plano Geral de Acessibilidade Suave e Assistida à Colina do Castelo − Percurso da Sé. 

A intervenção permitiu o estudo de importantes vestígios arqueológicos, sobressaindo desde logo a identificação − quase à superfície − de um cemitério, que terá sido intensamente utilizado ao longo de três séculos (séc. XVI/XVIII). Paralelamente, sobressaem os dados obtidos sobre a história construtiva do grande muro de sustentação do Largo da Sé (séc. XIV-XV/XVIII), assim como os significativos ambientes arqueológicos de carácter doméstico-artesanais, registados a mais de 9 metros de profundidade, integráveis no período da Reconquista cristã e centúrias seguintes (séc. XII a XIV-XV).

Destaque ainda para a identificação de importantes vestígios correlacionáveis com a ocupação romana da cidade, o mais antigo, que associamos ao desmonte e captação de pedra (séc. II a.C.) precedeu o paulatino aterro da área através do descarte de lixo, encosta abaixo, onde se recolheram, a par de materiais antigos (séc. VIII a.C. - VI a.C.), diversas ânforas, na sua grande maioria de transporte de vinho, contexto que evidencia a provável existência, na área, de tabernae.
O elevador da Sé, com cerca de 17m de profundidade, permitirá ao utilizador realizar uma viagem no tempo e atravessar mais de 2000 mil anos de história da cidade!

Parceria com o CAL – Centro de Arqueologia de Lisboa

postal_AF-3.jpg

© Direitos Reservados