Saltar para o conteúdo

Congresso Internacional Edifícios de Espetáculo na Lusitânia Romana

24 — 25 mar 202310h – 18h

Organização do Museu de Lisboa - Teatro Romano

Participação gratuita

Para inscrições: teatroromano@museudelisboa.pt ou pelo telefone 215818530

O Museu de Lisboa - Teatro Romano organiza o congresso internacional Edifícios de Espetáculo na Lusitânia Romana, nos dias 24 e 25 de março de 2023.

Neste encontro, que se realiza no Museu do Fado, pretende-se atualizar o conhecimento sobre teatros, anfiteatros e circos analisando o avanço da investigação, resultante de novos estudos e intervenções arqueológicas recentes, e caracterizar o território quanto a este tipo de edifícios. 

Reunindo quase 40 investigadores, portugueses, espanhóis e italianos, que se têm debruçado sobre a trilogia destes espaços públicos romanos – teatros, anfiteatros e circos – procura-se também oferecer uma visão abrangente desta tipologia de edifícios no império romano, no qual se integra a Lusitânia. 

Além de trabalhos monográficos, propõe-se também uma visão mais ampla sobre este tipo de edifícios, quer no que respeita a aspetos técnicos, relativos aos sistemas e modos construtivos, quer sobre custos associados à sua edificação. 

Outra vertente relevante é o atual uso, ou reuso destes espaços, tema cada vez mais premente pela massificação turística de alguns destes sítios arqueológicos, bem como pela legitimação da função original destas construções e respetiva dignificação. 

Programa detalhado aqui

Até 31 de janeiro está a decorrer a chamada para pósteres a apresentar durante o congresso

 

Ecard Congresso_IG.jpg

© Museu de Lisboa