Saltar para o conteúdo

Museu de Lisboa
Santo António

Exposição de Longa Duração

O núcleo de Santo António do Museu de Lisboa dá a conhecer a figura do Santo, enfatizando a sua relação com Lisboa, cidade onde nasceu e viveu até aos 20 anos.

A exposição apresenta a história de Santo António e a forma como a sua imagem foi sendo construída ao longo dos séculos, até se tornar num dos santos mais populares do mundo. A igreja que lhe é dedicada em Lisboa, erguida no local tradicionalmente considerado o do seu nascimento, revela uma relação especial com a administração da cidade.

Aborda aspetos menos conhecidos da sua devoção, como a carreira militar póstuma, os cultos afro-brasileiros que lhe estão associados ou as formas singulares de que se reveste o seu culto em Portugal e nos países de evangelização portuguesa. Reconhecido sobretudo como santo milagreiro, tem inúmeros padroados, dos quais de destacam o de santo casamenteiro e dos objetos perdidos.  A exposição aborda ainda as diversas festividades (procissão, casamentos, arraiais e as marchas) que marcam o calendário anual das festas populares.

Em paralelo com obras do acervo do museu, a exposição apresenta peças de coleções públicas e privadas, periodicamente renovadas, permitindo divulgar espólio de temática antoniana disperso pelo país.

sto antonio (13).jpg

© Museu de Lisboa