Saltar para o conteúdo

Planetália

A Festa dos Planetas

09 set 202218h – 23h30

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço em cada momento

Recomendado a partir dos 3 anos

A realização das observações com telescópios está sujeita a condições meteorológicas e atmosféricas favoráveis. 
Explicações em português e inglês.

Saturno, Júpiter e a Lua poderão ser vistos ao telescópio a partir do terraço do Museu de Lisboa – Teatro Romano, entre atividades e conversas para toda a família, sobre as descobertas no Sistema Solar e em volta de outras estrelas.

O planeta Saturno tem na noite de 9 de setembro a Lua por companhia e a eles se juntará Júpiter sobre o Tejo, vistos a partir do terraço do Museu de Lisboa – Teatro Romano.

Através de telescópios, venha ver, e até fotografar com o telemóvel, as crateras e montanhas lunares, os anéis de Saturno, e as luas de Júpiter, mas também conversar com investigadores, e experimentar em família atividades lúdicas nos vários espaços do museu.

Vamos celebrar as descobertas no Sistema Solar, cujos planetas têm os nomes dos deuses romanos, mas também aventurarmo-nos nos novos mundos, muito longe do Sol, em órbita de outras estrelas.

PROGRAMA

18H-19H DO BIG BANG AOS BURACOS NEGROS

Uma viagem pelo tempo e pelo conhecimento, rumo aos mistérios do Universo ainda por sondar. Palestra e conversa com Paulo Crawford, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

19H – 23H30 ATIVIDADES RÁPIDAS LÚDICAS

Descubra factos curiosos sobre os planetas, luas e planetas anões, ou teste os seus conhecimentos, com um «Sistema Solar comestível», puzzles e desafios. E aproveite para conhecer também a origem e o significado dos seus nomes, nas culturas da Antiguidade Greco-Romana.

 

19H, 20H, 21H O RATO QUE FOI À LUA

À volta de uma esfera iluminada com a superfície da Lua, vamos ouvir a história do rato Paco, ilustrada com uma projeção esférica e alguns adereços divertidos.
Três sessões, mediante inscrição na receção do museu no próprio dia.

 

19H – 20H; 21H – 23hH CONVERSAS DE OUTROS MUNDOS

Vénus, Marte e outros planetas do Sistema Solar são mundos férteis em descobertas. Converse com jovens investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) sobre as perguntas científicas que lhes ocupam os dias.

 

19H – 23H VISITAS GUIADAS AO MUSEU DE LISBOA – TEATRO ROMANO

Conheça ou regresse a um dos mais importantes monumentos da Lisboa romana – o seu teatro, cujas estruturas visíveis datam do século I da nossa era. A exposição de longa duração está instalada em dois edifícios também carregados de história, dos séculos XVII e XIX.

 

19H – 23H30 ATIVIDADES DIGITAIS PARA OS MAIS CURIOSOS

Faça uma descoberta em Marte experimentando um dos projetos no Zooniverse. Esta plataforma permite a qualquer pessoa analisar imagens do Espaço e contribuir para a ciência. Na Planetália terá a vantagem de poder fazer perguntas a um investigador do Instituto de Astrofísica.

Já foram descobertos quase cinco mil planetas em órbita de outras estrelas, os exoplanetas. Que métodos é que os astrofísicos utilizam para os encontrar e saber como são? Explore algumas infografias do website «Outros mundos», tendo por guia um investigador do Instituto de Astrofísica.

Saiba algumas das últimas notícias do Sistema Solar, incluindo descobertas de investigadores portugueses e missões da Agência Espacial Europeia em que Portugal está envolvido.

 

20H30 – 00H A LUA E PLANETAS AO TELESCÓPIO

Através de telescópios, venha ver, e até fotografar com o telemóvel, as crateras e montanhas lunares, os anéis de Saturno, e as luas de Júpiter.
 

A Planetália é uma iniciativa conjunta do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e do Museu de Lisboa – Teatro Romano.

09S SET_Planetália_Saturno.jpg

© NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute