Apresentação da revista SCAENA IV

25 jan 202318h – 19h30

Entrada livre

O quarto volume da revista SCAENA, editada pelo Museu de Lisboa - Teatro Romano, é, pela primeira vez, um número aberto a todos os que quiseram participar e, por tal motivo, sem obedecer a um tema específico. Deste modo, reuniram-se oito textos de temáticas variadas e assinadas por vários autores.

Focam-se temas tão diversos quanto a importância do rio e do mar, o abastecimento de gelo à cidade, estudos de ceramologia e intervenções arqueológicas na área envolvente ao teatro.

Esta edição incluiu, igualmente, um artigo que, não tratando especificamente de qualquer assunto sobre a cidade de Lisboa, se mostra relevante para o próprio teatro romano e para outros monumentos. Trata-se da tradução da Carta sobre o uso de antigos locais de espetáculo redigida em 1998 pelo Conselho da Europa que reúne um conjunto de recomendações sobre o uso atual de espaços antigos.

Por fim, apresenta uma abordagem interessante a uma personagem apaixonante dos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX, Genoveva de Lima Mayer Ulrich, conhecida por Veva de Lima, cuja excentricidade marcou a Lisboa intelectual da época.

Mais um volume de estudos sobre Lisboa, prosseguindo um caminho de divulgação do conhecimento científico sobre a cidade, é o que o Museu de Lisboa - Teatro Romano cumpre, neste novo ano de 2023.

19 JAN_Scaena IV_CAPA.jpg