Saltar para o conteúdo

Documentário «Nós, Lisboa»

Seguido de debate «Conversas de Cidade»

  • 28 JAN 2022 18H00 | ESGOTADO

28 jan 202218h – 19h30

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

Reservas: reservas@museudelisboa.pt   

Conhecer a cidade através das pessoas que nela vivem. Foi este o ponto de partida para a realização do documentário «Nós, Lisboa», de Maria Messias, um projeto que encerra a programação «Nós, Lisboa», no âmbito do concurso de conceção de programação cultural lançado pelo Museu de Lisboa em 2021.

O que significa ser lisboeta? O que mais gostam na cidade? O que consideram que deveria mudar? E como imaginam a cidade num futuro próximo? Estas foram algumas das questões colocadas aos 20 lisboetas convidados a partilharem as suas diferentes experiências em Lisboa.

No documentário participaram 20 lisboetas, de diferentes origens: 7 nascidos na cidade de Lisboa, 4 nascidos em outras cidades portuguesas, 3 em Angola, 2 em França, 1 em Inglaterra, 1 no Brasil, 1 na Bielorrússia e 1 no Japão.

Após a exibição do documentário, realiza-se um debate sobre a cidade e as perspetivas dos seus cidadãos sobre ela, moderado pelo professor Pedro Pereira Leite e com a participação de Joana Guerra Tadeu, Diogo Martins, João Seixas, Alda Botelho Azevedo e Moin Uddin Ahmed.

Pedro Pereira Leite 
Professor na Universidade Lusófona de Lisboa, onde é membro do Conselho Científico da Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultural, e Investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É Doutor em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, com a tese Casa Muss-amb-ike: o compromisso no processo museológico. Em 2012 conclui o Pós-Doutoramento em Museologia Social com uma investigação sobre Objetos Biográficos: a poética da intersubjetividade em museologia. Em 2017 concluí o Pós-Doutoramento em Estudos Africanos com Bolsa de Investigação da FCT com projeto Heranças Globais: a inclusão dos saberes das comunidades no desenvolvimento sustentado dos territórios. Possui graduação em História (1985) e mestrado em História Contemporânea (1998) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestrado em História da Educação Educação Comparada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e Mestrado em Estudos Africanos pelo ISCSP, Lisboa. É diretor da Casa Muss-amb-ike: espaço de saberes e memórias, e do Museu AfroDigital-Estação Portugal: sabres e práticas da herança africana em Portugal. Autor com Isabel Castro Henriques de Lisboa Cidade Africana Roteiro de Lugares de Memória da Presença Africana: séculos XV -XXI
  
  
Joana Guerra Tadeu 
Ecofeminista e ativista pela justiça social e climática. Cria conteúdos na área da ecologia e do impacto social e trabalha como mentora e consultora de estratégia e comunicação para projetos com objetivos de impacto social e ambiental positivos desde 2015. Formada em Ciências da Comunicação, tem um variado percurso profissional em jornalismo, inovação e banca. É acompanhada por uma comunidade de milhares de ambientalistas imperfeitos nas redes sociais, dispostos a fazer mais e melhor pelo planeta e pelas pessoas. 
  
Diogo Martins 
Fundador da Cityable, empresa que procura tornar as cidades, empresas, e serviços mais acessíveis. Para clientes que necessitam de consultoria nos transportes públicos, fazem o mapeamento de locais de acesso e infraestruturas. Avaliam a qualidade do transporte para pessoas com mobilidade condicionada, e prestam aconselhamento de soluções práticas de resolução. 
  
João Seixas 
Professor e Investigador na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, nas áreas dos estudos urbanos, da política e desenvolvimento urbano e regional. Doutorado em Geografia Urbana pela Universitat Autònoma de Barcelona. Mestre em Urban and Regional Studies pela London School of Economics and Political Science. Foi comissário da Carta Estratégica de Lisboa e coordenador da Reforma Político-Administrativa da capital portuguesa. Comissário da exposição Futuros de Lisboa, EGEAC/Museu de Lisboa. Consultor do programa URBACT (DG Regio and Urban, Comissão Europeia). Professor convidado em Barcelona (UAB) e Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de diversos livros e artigos sobre cidades e desenvolvimento urbano. 
  
Alda Botelho Azevedo 
Doutorada em Demografia pela Universitat Autònoma de Barcelona, é investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e professora no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. As suas publicações centram-se no estudo da demografia da habitação e do envelhecimento da população. Pertence ao Conselho Científico do Observatório das Desigualdades. 
 
Moin Uddin Ahmed 
Técnico no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) Lisboa. 
ACM Alto Comissariado para as Migrações. 

DocumentarioNosLisboa2.jpg

© Direitos Reservados

NÓS, LISBOA