Exibição do filme «O Milagre de Santo António»

De Sergei Loznitsa

20 nov 202116h – 17h

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

Em meados de junho, a aldeia de Santo António de Mixões da Serra, Valdreu, na região Norte de Portugal, homenageia o seu santo patrono com um festival muito característico. Nesse dia, os agricultores locais trazem os seus animais para a igreja – vacas, cavalos, cães, gatos, galinhas, coelhos – para serem benzidos. Esta tradição ancestral é passada de geração em geração, e hoje, assim como há centenas de anos, animais e pessoas reúnem-se desde as ruas na montanha até à praça da igreja para participar nesta procissão religiosa.

O filme do cineasta bielorruso Sergio Loznitsa é sobre este milagre, a mesma temática da exposição «A benção dos animais. Fotografias de Alfredo Cunha», que o Museu de Lisboa - Santo António apresenta até 23 de janeiro de 2022.

Veja o trailer

Milagre_sto_antonio_2.jpg