Saltar para o conteúdo

O amor está no ar e Santo António a ajudar

Instalação do atelier Oficina do Castelo

12 fev 2022 — 29 mai 202210h – 18h

A poesia popular está muito presente nas festas dos Santos Populares que se celebram em junho, e pelo Santo António popularizou-se nas quadras que surgem em cravos de papel, manjericos, pratos de cerâmica ou em lenços. Celebram o santo e celebram o amor, evocando os seus dotes de casamenteiro e de padroeiro dos namorados.

Partindo das quadras de cariz popular, a Oficina do Castelo produziu para o Museu de Lisboa - Santo António uma instalação de pratos de diferentes tamanhos e motivos num portal de 8 metros de altura, cenário ideal para os pares de namorados celebrarem este dia.

Porque o amor não tem idade nem país, apresentam-se variadas quadras populares portuguesas (algumas traduzidas para os idiomas dos países que mais visitam o local onde Santo António nasceu) de modo a que todos se possam inspirar e enamorar.

São mais de 300 pratos com quadras recolhidas do cancioneiro popular português e outras mais atuais, apresentadas em língua portuguesa e traduzidas em 22 idiomas: Espanhol, Francês, Italiano, Inglês, Alemão, Grego, Polaco, Romeno, Húngaro, Holandês, Búlgaro, Croata, Coreano, Libanês, Konkanni (Índia), Japonês, Chinês, Lao (Laos, Tailândia, Camboja), Russo, Filipino, Turco e Cingalês (Sri Lanka).

No dia 12 de fevereiro, às 16h, vamos assinalar a inauguração deste grande portal dedicado a Santo António com a presença daqueles que nos ajudaram na tradução para ouvir como soam as quadras de Santo António noutras idiomas.

11-FEV-Instalacao-Portico.jpg