Jorge Colaço, o pintor de azulejos de Santo António

• 28 SET 2021 18H

28 set 202118h – 19h30

Por Cláudia Emanuel

Participação gratuita, mediante marcação: reservas@museudelisboa.pt

Jorge Colaço (1868-1942) foi um artista multifacetado na primeira metade do século XX. Foi pintor a óleo, ilustrador, caricaturista e pintor de azulejos. Trabalhou na Fábrica de Sacavém e na Fábrica Lusitânia, Lisboa.

Executou cerca de um milhar de painéis. Treze destes painéis são alusivos a episódios da vida de Santo António e a alguns dos milagres que lhe estão atribuídos como a «Aparição do Menino Jesus a Santo António», a «Pregação aos peixes», «O milagre do cântaro», entre outros.

O levantamento exaustivo da sua obra permitiu a inventariação em 33 locais distintos, em Portugal, de painéis de temática religiosa. Destes, treze dos locais são lugares religiosos – igrejas e capelas públicas e particulares. Acrescem ainda seis painéis que estão colocados em quatro jazigos particulares. Os restantes estão colocados em imóveis públicos e privados.

A sua obra alusiva a Santo António está presente em nove locais de Portugal – em cinco edifícios religiosos/públicos e em quatro edifícios privados.

Esta conferência já se encontra disponível no canal de YouTube do Museu de Lisboa

MC.AZU.0392 (1).jpg