Saltar para o conteúdo

Call para posters para o Congresso Internacional Edifícios de Espetáculo na Lusitânia Romana

07 dez 2022

O Museu de Lisboa - Teatro Romano convida todos os interessados a participar no Congresso Internacional Edifícios de Espetáculo na Lusitânia Romana, que se realiza nos dias 24 e 25 de março de 2023, no auditório do Museu do Fado, em Lisboa.

Esta participação poderá ser em formato de póster o qual ficará em exibição durante o período de duração do Congresso Internacional.

Procura-se, deste modo, incentivar a participação de estudantes e de investigadores que desenvolvam trabalhos sobre o tema dos edifícios de espetáculo em época romana ou sobre outros aspetos que, de forma mais ou menos direta, se relacionem com o tema.  

Vertentes da História de Arte, da Arquitetura, Arqueologia, Museologia, Conservação e Restauro são algumas das áreas contempladas. A intenção é estimular a participação de investigadores e/ou de estudantes, alimentando a diversidade de estudos e apresentações públicas, contribuindo para a discussão e para novas perspetivas de investigação. 

Serão aceites para apreciação os resumos submetidos até ao dia 31 de janeiro 2023, os quais devem cumprir as seguintes normas
– Os resumos deverão ter até 500 palavras, podendo ser escritos em português, espanhol e/ou inglês; 
– As propostas devem possuir nome do autor e filiação institucional apenas no corpo de mail e não no resumo a enviar em anexo; 
– As propostas devem possuir título, explanação sucinta e clara do tema, objetivos e algumas das considerações finais do trabalho; 
– Devem apresentar três a cinco palavras-chave;  
– Os resumos deverão ser enviados em formato word, em documento anexo, para o email teatroromano@museudelisboa.pt 

As propostas serão analisadas pela Comissão Científica do Congresso e as decisões anunciadas até ao dia 20 de fevereiro. Os proponentes que tiverem os resumos aceites terão de apresentar o trabalho em formato de poster durante o Encontro.  

As caraterísticas relativas à formatação dos pósteres serão fornecidas aquando da comunicação dos resultados das avaliações.  

As comunicações e pósteres apresentados serão publicados na SCAENA – revista do Museu de Lisboa - Teatro Romano, em volume a editar em 2024, dedicado às Atas do presente Congresso.  
O Congresso Internacional Edifícios de Espetáculo na Lusitânia Romana contará com a participação de diversos investigadores especializados nas áreas em questão, contemplando temas relativos aos diversos edifícios de espetáculo, mas igualmente, aspetos transversais a este tipo de edificações.  

Brevemente será divulgada a programação completa em www.museudelisboa.pt 

Quaisquer dúvidas devem ser enviadas para o email: teatroromano@museudelisboa.pt

 
PÓSTERES: 
Os pósteres serão em formato A1, sugerindo-se fontes legíveis de tamanho 36 para o título, 27 para subtítulos e 24 para textos e bibliografia.  

Ecard Call para Pósteres.jpg

© Museu de Lisboa